Michelle Melo reforça compromisso com direitos humanos e assistência a crianças com deficiência
Durante a sessão desta terça-feira, 24 de setembro, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a deputada Michelle Melo (PDT) destacou seu recente trabalho em Brasília, onde esteve em reuniões com o Secretário Nacional de Direitos Humanos. O foco do encontro foi discutir a situação da população em situação de rua e dos imigrantes no Acre, além das condições dos indígenas. Segundo a deputada, essas questões têm se tornado pautas urgentes no estado, exigindo uma articulação entre a Comissão de Direitos Humanos da Aleac e o Governo Federal.
“Estamos colocando a Comissão de Direitos Humanos aqui da Assembleia em conjunto com o Governo Federal para trabalhar a questão da população em situação de rua, dos imigrantes aqui no nosso estado”, declarou. Michelle Melo também ressaltou que essas populações enfrentam um contexto complexo, marcado por problemas de saúde pública e falta de condições básicas de vida.
A parlamentar ressaltou que sua atuação busca trazer mais dignidade a essas pessoas. “Continuamos trabalhando na Comissão de Direitos Humanos para trazer mais dignidade para o nosso povo”, afirmou.
Além disso, a pedetista abordou outra questão relevante para o estado: o atendimento às crianças com necessidades especiais, que tiveram terapias suspensas após mudanças nos serviços oferecidos pela Unimed. Ela lembrou que participou de audiências públicas com as mães dessas crianças, onde foram discutidas soluções para a retomada dos tratamentos.
“Fizemos um requerimento, junto com o senador Alan Rick, para que essa situação fosse conduzida pelo Ministério Público solicitando a volta dessas clínicas”, explicou a deputada. Ela ainda acrescentou que está propondo um requerimento para que o secretário estadual de Saúde, Pedro Pascoal, providencie a contratação dessas clínicas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo o atendimento terapêutico essencial às crianças.
Michelle Melo também destacou em seu discurso a importância das emendas parlamentares alocadas pelo senador Alan Rick, que possibilitarão o financiamento das clínicas especializadas. “Nós temos financeiro para isso e podemos contratar essas clínicas para dar o tratamento necessário”, concluiu.
A parlamentar reafirmou seu compromisso em lutar por melhorias nos serviços públicos de saúde e garantir que as crianças com necessidades especiais tenham acesso ao atendimento adequado.
No grande expediente, a deputada retornou à tribuna para criticar a proposta de aumento de 50% no IPVA, ressaltando o contexto eleitoral em que a votação ocorre. “É impressionante que essa votação para subir o IPVA, os impostos, em 50% aconteça justamente nesse período eleitoral.” Michelle destacou a aliança entre o prefeito Tião Bocalom e o governador Gladson Cameli para aumentar impostos sem oferecer melhorias concretas para a população.
“Eu acho impressionante a capacidade de tirar dinheiro da população e a pouca capacidade para executar e fazer algo pela população.” Segundo a deputada, os aumentos nos impostos, como IPTU e água, não foram acompanhados de melhorias nos serviços públicos. “Só vai tirar do nosso bolso. Bem rapidinho. Já adianto que eu voto contra esse projeto, sou contra essa patifaria”, concluiu.
Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac
Foto: Sérgio Vale