Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Edvaldo Magalhães pede convocação imediata do cadastro de reserva do Corpo de Bombeiros

Durante a sessão ordinária realizada nesta terça-feira (17), o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) destacou a necessidade de medidas preventivas diante das crises climáticas e cobrou a convocação imediata do cadastro de reserva do Corpo de Bombeiros do Acre. O parlamentar ressaltou que as enchentes e secas têm causado grandes prejuízos ao Estado e que é preciso agir antes que novas tragédias aconteçam.

“Não será tolerável que no próximo ano, com a chegada das chuvas torrenciais, o governo do Estado e a Defesa Civil aleguem que foram surpreendidos pelas alagações. A ciência já nos alerta sobre os efeitos extremos das mudanças climáticas, e precisamos estar preparados”, afirmou Magalhães.

O deputado também criticou a demora na convocação do cadastro de reserva dos bombeiros, afirmando que não há impedimentos legais para isso. “O Estado precisa convocar o cadastro de reservas de uma única vez, agora! Não existe nenhum impedimento legal, e atrasar essa convocação é atentar contra a boa administração pública e a correta aplicação dos recursos”, completou o parlamentar.

Magalhães ainda destacou a decisão recente do ministro Flávio Dino, que suspendeu bloqueios de recursos para liberar investimentos no combate aos incêndios florestais. “O governo federal está tomando medidas concretas, e o Acre precisa seguir o mesmo caminho. Não há mais tempo para desculpas, o Estado precisa se preparar para os efeitos extremos das crises climáticas”, alertou.

Por fim, o parlamentar elogiou o papel da Assembleia Legislativa na prorrogação do concurso para o Corpo de Bombeiros, mencionando o deputado Pedro Longo (PDT) como um dos envolvidos diretamente nas discussões. “Essa Casa teve um papel importante ao prorrogar o concurso, mas ele tem data para se encerrar. Precisamos agir antes que seja tarde”, concluiu Edvaldo Magalhães.

Texto: Andressa Oliveira

Foto: Sérgio Vale