loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Heitor Júnior reafirma liberação de medicamentos para hepatite C

heitor240915O deputado Heitor Júnior (PDT) reafirmou na sessão desta quinta-feira (24), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a liberação de medicamentos para hepatite C no Estado. Os medicamentos revolucionários propõem 90% de chance de cura, e serão ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A notícia foi dada na última terça-feira (22), pelo diretor Nacional do Programa DST/Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde (MS), Fábio Mesquita.

O parlamentar destacou que o novo tratamento apresenta menor custo, tem mais potencial e provoca menos efeitos colaterais. “Até o final de outubro os medicamentos serão liberados e devidamente distribuídos aos pacientes. Inicialmente 600 pessoas aguardam a entrega do medicamento para dar início ao tratamento. Dessas pessoas, 266 iniciarão o tratamento no próximo mês”, disse.

Para Heitor Júnior a saúde pública do Acre vive um momento histórico. “A liberação dos novos medicamentos inibidores de protease, que representam a cura total da hepatite C, é um grande ganho para o Estado. Daremos um novo passo no tratamento da hepatite C com o uso dessa medicação”, complementou.

A medicação, vinda de fora, deve seguir o protocolo de liberação do Ministério da Saúde.

O parlamentar parabenizou ainda o deputado Eber Machado (PSDC) por ter assumido a direção regional do Partido Social Democrata Cristão. “Estou feliz com a notícia de que o deputado Eber Machado é novo presidente da executiva estadual do PSDC. Quero reafirmar o meu apoio à Frente Alternativa”, enfatizou.

Para concluir, Heitor Júnior comemorou a notícia de que o Estado do Acre será o fornecedor oficial de preservativos durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. O anúncio foi feito na Casa Civil durante reunião com o governador e representantes das secretarias de Saúde (Sesacre), Ciência e Tecnologia (Sect) e da Fábrica de Preservativos Masculinos de Xapuri (Natex).

“Fiquei muito feliz com a notícia. A escolha é motivo de orgulho para o Acre, a produção movimentará ainda mais os trabalhos da fábrica Natex de Xapuri”, concluiu.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac