Deputado Chico Viga enaltece a Defensoria Pública em sessão solene na Aleac

Na manhã de hoje, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) foi palco de uma sessão solene em homenagem ao Dia do Defensor Público. Durante a solenidade, o deputado Chico Viga (PDT) fez um discurso emocionado, destacando a importância da Defensoria Pública do Estado e seu papel na promoção da justiça e na defesa dos direitos dos mais necessitados.

Chico Viga iniciou sua fala agradecendo a Deus por sua recuperação após 40 dias de internação. “Quero aqui cumprimentar a mesa, em nome do deputado presidente Luiz Gonzaga, em nome do nosso vice-presidente deputado Pedro Longo, quero cumprimentar os nossos colegas deputados presentes, em nome da defensora-geral Dra. Simone, quero cumprimentar todos os membros da Defensoria e autoridades presentes nessa sessão e queria agradecer a Deus por esse momento, antes de começar a minha fala, por estar retornando a essa casa depois de 40 dias enfermo”, disse o parlamentar.

O deputado destacou o reconhecimento e a gratidão pelo trabalho incansável da Instituição, fundamental na promoção da justiça e na defesa dos direitos dos mais vulneráveis. “A Defensoria Pública, com sua missão de garantir o acesso à justiça a todos os cidadãos, especialmente os mais vulneráveis, desempenha um papel crucial em nossa sociedade,” afirmou Viga.

O parlamentar também abordou a importância da Defensoria na proteção dos direitos humanos e na luta contra as injustiças sociais. “Seu compromisso com a proteção dos direitos humanos, a promoção da igualdade e a luta contra as injustiças sociais merece nosso mais profundo respeito e admiração,” disse ele.

Chico Viga destacou a transformação que a Defensoria Pública tem proporcionado no Estado, afirmando que muitos ainda vivem no silêncio imposto pela vida. “Muitos ainda vivem no silêncio que a vida lhes impõe, as mulheres silenciadas pela violência, crianças silenciadas pelo medo e pessoas com deficiência silenciadas pela falta de oportunidade. A injustiça que se faz a um é a ameaça que se faz a todos. Só construiremos uma sociedade melhor quando todos tiverem voz, quando todos falarem, quando todos reconhecerem e forem reconhecidos, quando todos compreenderem e forem compreendidos,” declarou.

Ele enfatizou que a Defensoria Pública tem sido uma força transformadora no Acre. “Por meio de suas ações, milhares de pessoas têm encontrado voz e proteção legal em momentos de extrema necessidade, seja na defesa de direitos fundamentais, na assistência jurídica, em processos civis e criminais ou na promoção de políticas públicas inclusivas. A Defensoria tem se mostrado incansável em sua missão,” ressaltou.

Finalizando seu discurso, o parlamentar destacou o reconhecimento ao árduo trabalho dos membros da Defensoria Pública do Acre. “Neste momento, reconhecemos o trabalho árduo, a dedicação e a paixão de todos os membros da Defensoria, que, através de sua competência e compromisso, têm proporcionado esperança e dignidade a muitos que de outra forma estariam desamparados. Obrigado a todos e que Deus os abençoe,” concluiu.

Ao final da solenidade, Chico Viga foi homenageado pela Defensoria Pública, com uma medalha de honra. A entrega foi feita pela defensora-geral da Instituição, Dra. Simone Santiago.

Texto: Andressa Oliveira

Foto: Sérgio Vale