Aleac realiza audiência pública em Xapuri para discutir construção de novo hospital

audpubxapuri180915A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou na manhã desta quinta-feira (17) audiência pública em Xapuri para discutir a construção de um Hospital daquele município. Tendo em vista que o hospital Epaminondas Jácome se encontra impossibilitado de atender a população.

A audiência, que foi proposta pelo deputado Antônio Pedro (DEM) e conduzida pela Comissão de Saúde do Poder Legislativo, contou com a presença do secretário de Saúde do Estado, Armando Melo; do prefeito da cidade, Marcinho Miranda; da diretora geral do Hospital, Edvirges Farias; da secretária de Saúde do município, Elizabeth Araújo; do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Alicio Miranda; e do promotor Bernardo Sisteman.

Além da sociedade civil organizada e de vereadores do município, também participaram do evento os deputados estaduais Jenilson Leite (PCdoB), Leila Galvão (PT), Antônio Pedro (DEM) e Raimundinho da Saúde (PTN).

Em pronunciamento, o deputado Antônio Pedro (DEM) destacou que antes mesmo da última alagação a população de Xapuri já sofria com as condições precárias do hospital. “Claro que a última alagação deixou a unidade de saúde deste município destruída, sem a menor condição de atender os moradores da cidade. É bom ressaltar que muito antes da alagação, o problema já existia, mas as coisas só pioraram depois que o atendimento passou a ser realizado em um posto de saúde da cidade”, disse.

O parlamentar falou da recusa do Conselho Municipal de Saúde em ceder o espaço para que uma nova unidade de saúde fosse estruturada. “Sei das dificuldades financeiras do Estado, mas não posso deixar de fazer essa cobrança, pois esta tem sido uma das minhas principais bandeiras de luta desde que assumi meu mandato. Com a recusa do Conselho Municipal de Saúde em ceder o espaço para estruturamos uma nova unidade, nós decidimos realizar esta audiência para que junto com a população encontremos uma solução para este impasse”, enfatizou.

O presidente da Comissão de Saúde da Aleac, deputado Raimundinho da Saúde (PTN), relatou as parcerias que vêm sendo firmadas para dar início à construção de uma nova unidade hospitalar para aquele município. “Todos nós sabemos que com a alagação, o hospital de Xapuri foi totalmente danificado. Desde o início nós abraçamos esta causa e iniciamos um processo de conversas com a prefeitura local e o governo do Estado. Após um longo debate a boa notícia é que o governador já nos assegurou R$ 2 milhões de reais para o início da construção de um novo hospital”, comemorou.

O prefeito de Xapuri, Marcinho Miranda (PSDB), afirmou que mesmo diante da situação precária em que se encontra o hospital Epaminondas Jácome, o diálogo entre a prefeitura e governo do Estado não foi interrompido. “Não posso deixar de ressaltar as inúmeras reuniões das quais participei juntamente com a secretaria de Saúde estadual e o governo. Mesmo que o processo de construção do hospital tenha sido interrompido, o diálogo entre prefeitura e governo nunca parou”, assegurou.

O secretário de Saúde do Estado, Armando Melo, deu uma boa notícia para a população daquele município. Em pronunciamento, ele anunciou o início da reforma emergencial do hospital de Xapuri. “O governador liberou uma verba no valor de R$ 300 mil para viabilizar a reforma do hospital Epaminondas Jácome. O atendimento hospitalar em breve voltará a ser feito no antigo prédio de saúde da cidade”, afirmou.
Armando Melo disse ainda que o processo para construção do novo hospital já está em andamento. Ele informou que o ministro da Saúde, Arthur Chioro, garantiu a liberação financeira para que o governo do Acre concretize o projeto. A obra está avaliada em R$ 6,5 milhões.

“O governador já nos assegurou 2 milhões para o início da construção de uma nova unidade de saúde. Vamos poder contar também com emendas do deputado federal Raimundo Angelim, que dá em torno de R$ 400 mil. O governo do Estado continua dialogando com o Ministro da Saúde para conseguir a liberação de novos recursos. Nossa expectativa é que dentro de dois anos o hospital de Xapuri esteja pronto”, complementou.

O deputado Jenilson Leite (PCdoB) comemorou a notícia da construção do novo hospital do município. O parlamentar, que também é médico, afirmou que tanto a população de Xapuri quanto os funcionários da saúde merecem uma unidade hospitalar com a sistemática que os atendimentos de saúde necessitam.

“Quando visitamos o hospital deste município ficamos cientes de que sua estrutura estava completamente defasada e sem condições nenhuma de prestar um atendimento digno e de qualidade à população. Com a reforma do hospital Epaminondas Jácome e com a construção de uma nova unidade de saúde, os moradores de Xapuri finalmente terão o atendimento que merecem”, disse.

A deputada Leila Galvão (PT) destacou o esforço do governo do Estado, afirmando que o mesmo fez todos os encaminhamentos possíveis para garantir a construção de um novo hospital para o município.

“O governador Tião Viana sempre nos recebeu para tratar desse assunto. Desde que fizemos os primeiros encaminhamentos acerca desse tema recebemos o apoio do governador e do secretário de Saúde. Hoje recebemos essa maravilhosa notícia da reforma do antigo hospital e da construção da nova unidade de saúde Xapuri, isso é mais uma prova de que com diálogo as coisas sempre se resolvem. O importante é que o bem-estar da população mais uma vez será garantido”, concluiu.

Mircléia Magalhães