Sessão Solene na Aleac Celebra o Dia das Mulheres

Na manhã desta quinta-feira (14), a Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) foi palco de uma sessão solene proposta pela deputada Michelle Melo (PDT). O evento, dedicado a homenagear as mulheres em comemoração ao seu dia, reuniu parlamentares, autoridades e membros da sociedade civil em uma celebração marcada por discursos inspiradores e reconhecimento pela contribuição das mulheres para a sociedade.

Durante a sessão, diversas personalidades femininas foram destacadas por suas realizações e conquistas em diferentes áreas, desde a política até o empreendedorismo e a cultura. A deputada Michelle Melo ressaltou a importância de reconhecer o papel fundamental das mulheres na construção de um mundo mais justo e igualitário.

“Hoje, encontro nesse plenário mulheres que me inspiram há muito tempo. Sempre dialogamos a necessidade de se trabalhar cada vez mais por elas, para que se sintam livres para ocupar cada vez mais o espaço que lhes é de direito. Eu quero elogiar essas mulheres que tanto nos inspiram. Temos aqui verdadeiras lideranças conhecidas e também anônimas, mas que atuam fazendo a diferença. Vocês fazem do Acre um lugar melhor para se viver”, enalteceu.

Em seguida, a apóstola e líder da Igreja Renovada, Deyse Costa agradeceu Michelle Melo pela homenagem e espaço de fala. “Ver a luta que cada mulher tem tanto no ambiente de trabalho, como em casa precisa ser exaltado. Ouvimos muitas mensagens bonitas no dia 8 de março, mas será que estamos sendo vistas nos outros dias do ano? Há uma omissão quanto a nós mulheres, mas somos aguerridas e batalhamos incansavelmente pelo nosso espaço, pois nossa maior virtude está dentro de nós”.

Katrícia, advogada e líder de religião de matriz africana, expressou sua gratidão e orgulho pela representatividade do evento: “Estamos muito felizes por termos sido convidadas, represento minha comunidade, fundada em 1999, e nos sentimos orgulhosas e agraciadas por esse momento e por toda representatividade dele”, pontuou.

A Capitã de polícia Priscila Siqueira, que atua na Patrulha Maria da Penha, destacou a importância de enfrentar a violência de gênero e proteger as mulheres: “Nós mulheres somos sobreviventes e como sociedade, precisamos enfrentar a violência de gênero. É inegável que vivemos em um mundo onde a violência contra mulher é uma pandemia, onde uma em cada três mulheres já sofreu algum tipo de violência. O Brasil é o quinto país mais perigoso para as mulheres e o Acre, infelizmente, ainda ocupa os primeiros lugares em relação ao feminicídio. Aproveito a oportunidade para falar que 89% das mulheres que morreram de 2018 para cá não tinham medida protetiva e precisamos ter acesso a elas para oferecer proteção”.

A procuradora de justiça Katia Rejane, que participou do ato representando o Ministério Público do Acre, enfatizou a importância do reconhecimento público e das ações para proteger os direitos das mulheres: “Os discursos feitos aqui podem transformar o nosso parlamento e assegurar mais os direitos da mulher, algo que ainda lutamos tanto. Fazer esse reconhecimento público às elas é extremamente importante. Dentro do MP nós fazemos a nossa parte, fomos os primeiros do Brasil a ter um centro de atendimento à vítima voltado principalmente às mulheres em situação de violência. Possuímos vários instrumentos e setores que atendem esse público e atuam em defesa delas”.

Representando os deputados, Chico Viga fez um discurso emocionado em homenagem às mulheres: “É com profunda gratidão e comprometimento que me uno a esta sessão solene em honra ao Dia Internacional da Mulher. Esta data não apenas nos lembra da importância da luta pela igualdade de gênero, mas também nos convoca a agir contra a violência e a injustiça que ainda afligem tantas mulheres em nosso país e no mundo. Devemos aproveitar este momento não apenas para reconhecer as conquistas das mulheres, mas também para renovar nosso compromisso em promover um ambiente onde todas as mulheres possam viver sem medo e com igualdade de oportunidades”.

Ao final da solenidade, várias mulheres que se destacam em suas respectivas áreas de atuação foram homenageadas, dentre elas, Maria José da Silva, que ocupa a função de copeira no Poder Legislativo há mais de 28 anos. A solenidade foi um momento de reflexão, reconhecimento e celebração do papel das mulheres na sociedade acreana e além, reafirmando o compromisso com a luta pela igualdade de gênero e pelo empoderamento feminino.

Texto: Andressa Oliveira

Fotos: Sérgio Vale