Gilberto Lira destaca necessidade de prevenção e habitação frente às enchentes no Acre

O deputado Gilberto Lira discursou no tempo destinado à liderança do União Brasil, durante sessão realizada na manhã desta quarta-feira (06), alinhando-se aos parlamentares que o antecederam e falaram sobre os desafios contínuos das enchentes no Acre. Reconhecendo as ações governamentais e municipais, o deputado enfatizou a recorrência do problema climático e a urgência de encontrar alternativas eficazes para a remoção das pessoas que residem às margens dos rios.

Lira destacou a necessidade de uma abordagem mais abrangente, sugerindo a união de esforços entre os governos estadual e federal para realizar estudos que permitam diminuir o déficit habitacional em locais próximos aos rios, citando como exemplo o município de Sena Madureira, onde há uma carência de 700 moradias. O deputado ressaltou a situação precária em que muitas pessoas vivem, praticamente dentro dos igarapés, e a importância de uma política de habitação eficaz.

Ao salientar que a prevenção é crucial para evitar perdas recorrentes, Gilberto Lira instou a busca por recursos junto aos governos e à bancada federal. “O investimento antecipado na prevenção das enchentes pode proporcionar resultados mais eficientes do que os gastos anuais, enfrentando as consequências desses eventos climáticos. Finalizo meu discurso fala incentivando a liderança na defesa dessa causa, visando interromper o ciclo vicioso que impacta anualmente as famílias afetadas pelas cheias do Rio Acre”.

Texto: Andressa Oliveira

Foto: Sérgio Vale