Edvaldo Magalhães se soma aos pedidos por medidas estruturantes para enfrentar períodos de cheia e seca do Rio Acre

Na sessão ordinária realizada na manhã desta quarta-feira (06) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) destacou a urgência de se adotar medidas estruturantes para lidar com as recorrentes cheias do Rio Acre, que atingiram a segunda maior cota da história neste ano, resultando no deslocamento de milhares de pessoas.

Magalhães iniciou seu discurso elogiando o debate iniciado anos atrás por Eduardo Farias, presidente do PCdoB, e apresentou propostas que se somam à ideia de discutir soluções estruturais para enfrentar eventos climáticos extremos. Ele enfatizou que a capital do estado, Rio Branco, enfrenta não apenas as cheias, mas também tem seu abastecimento de água integralmente dependente do Rio Acre afetado pela seca.

O parlamentar informou sobre a verba disponibilizada pelo governo federal, para a aquisição de uma área e a tentativa de prospecção de água por meio de poços. Contudo, Edvaldo ressaltou que os resultados foram insatisfatórios, com vazão menor do que o esperado, levando à devolução dos recursos destinados para a perfuração de poços.

“Me uno à discussão sobre a importância das eclusas no abastecimento de água de Rio Branco, especialmente durante períodos de seca, alertando para a inevitabilidade do caos no fornecimento de água se não forem adotadas medidas eficazes. Reforço também a necessidade de uma abordagem estruturante para garantir a segurança e o bem-estar da população diante dos desafios climáticos enfrentados na nossa região”, finalizou.

Texto: Andressa Oliveira

Foto: Sérgio Vale