Antonia Sales expressa solidariedade e cobra ações urgentes em meio à segunda maior cheia do Rio Acre

Durante a sessão desta terça-feira (05) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a deputada Antonia Sales (MDB) proferiu um discurso abordando a devastadora segunda maior cheia do Rio Acre, que já deixou mais de 26 mil pessoas desabrigadas. A parlamentar expressou solidariedade ao deputado Tadeu Hassem (Republicanos) que é de Brasileia, e destacou os estragos não apenas nesse município, mas em mais 18 cidades acreanas, onde as comunidades enfrentam os impactos da fúria da natureza.

Antonia Sales lamentou a recorrência dessa problemática, ano após ano, evidenciando as consequências emocionais e materiais para as famílias afetadas. Ela compartilhou a angústia ao testemunhar pais e mães ribeirinhos perdendo suas casas arrastadas pelo Rio, destacando a sensação de impotência diante dessa catástrofe recorrente.

A deputada enfatizou a união dos parlamentares da Unale em prol do Estado, buscando apoio para o envio de verbas destinadas à reconstrução das cidades. Ela alertou para as perdas significativas dos pequenos produtores, cujas produções afetadas impactarão os mercados locais, demandando respostas urgentes e soluções para essas famílias.

Além disso, Antonia Sales expressou solidariedade aos municípios peruanos que compartilham fronteira com o Acre e também foram atingidos pela cheia. Ela agradeceu às forças armadas e demais profissionais que se uniram para ajudar os afetados. No entanto, a deputada questionou até quando a região terá que enfrentar essa situação repetitiva e instou a busca por soluções concretas para mudar esse cenário desafiador.

Texto: Andressa Oliveira

Foto: Sérgio Vale