loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Adailton Cruz cita preocupações sobre saúde e corrupção em sessão na Aleac

Na sessão desta quarta-feira (21) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Adailton Cruz, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), expressou suas preocupações com questões relacionadas à saúde e à gestão pública no estado. Ao abordar a situação do Instituto Médico Legal (IML) na região do Alto Acre, o parlamentar destacou a necessidade urgente de solucionar os problemas enfrentados pelos cidadãos.

“Não consigo imaginar você ter um ente querido sendo transladado aguardando dias para você ter o momento de luto, Deus me livre sendo um filho da gente então, isso tem que acabar,” afirmou o deputado, ressaltando a importância de proporcionar um serviço digno e eficiente para a população em momentos tão difíceis e delicados.

Além disso, Adailton Cruz se manifestou sobre as recentes revelações envolvendo a empresa MedTrauma, responsável pela ala de traumatologia e ortopedia do Pronto-Socorro de Rio Branco. A Controladoria Geral da União (CGU) apontou indícios de superfaturamento em procedimentos, totalizando mais de R$ 9 milhões. Os detalhes dessas práticas questionáveis vieram à tona no último domingo (18), durante uma reportagem veiculada no programa Fantástico, da Rede Globo.

Em suas palavras, o deputado Cruz enfatizou sua posição contra a terceirização na área da saúde, argumentando que tal prática frequentemente resulta em corrupção e deficiências nos serviços prestados à população. Ele declarou: “Quando se trata de saúde, a minha base, eu não posso me calar. Ainda mais quando o assunto é exposto a nível nacional de maneira ruim não posso me calar”, enfatizou.

O parlamentar também revelou ter apresentado um projeto de lei na Assembleia Legislativa que visa obrigar o governo e órgãos competentes a realizarem estudos de viabilidade econômica antes de terceirizar serviços de saúde, garantindo assim uma análise criteriosa dos impactos dessas decisões na qualidade do atendimento oferecido à população.

Ainda sobre a Medtrauma, Cruz expressou confiança no secretário de saúde e sua equipe, sugerindo a abertura de um processo licitatório paralelo para rescindir o contrato atual e buscar alternativas que permitam ao Estado gerenciar diretamente o serviço, visando oferecer um atendimento de qualidade à população.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale