loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Afonso Fernandes defende cautela nas investigações sobre a MedTrauma

Na sessão desta terça-feira (20) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Afonso Fernandes (PL) discursou sobre a reportagem veiculada no último domingo no Fantástico, que expôs a empresa MedTrauma Serviços Médicos Especializados Ltda., que possui contrato com a Secretaria de Saúde do Acre. A companhia é investigada por suposto esquema de superfaturamento e cirurgias desnecessárias.

O deputado iniciou seu discurso expressando preocupação quanto à imparcialidade nas investigações, ressaltando que, por vezes, apenas pontos específicos são destacados, prejudicando a compreensão completa da situação. Afonso Fernandes afirmou ter confiança de que a verdade sobre o contrato em questão será apresentada.

Fernandes apontou uma perspectiva abrangente ao mencionar a tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), apontando sua defasagem desde 2007. “Assim como na construção civil, onde existe a tabela Sinap, a área da Saúde também enfrenta desafios com tabelas consideradas irrealistas. O próprio Tribunal de Contas da União, por meio de portarias, autoriza estados e municípios a ajustarem os preços dos produtos usados em intervenções cirúrgicas em até quatro vezes mais”, pontuou.

O deputado enfatizou a importância de considerar essas questões antes de fazer acusações de roubo ou superfaturamento. Ele instou seus colegas a agirem com responsabilidade ao abordar o tema na tribuna, indicando que dúvidas e preocupações serão esclarecidas conforme a investigação progredir.

Texto: Andressa Oliveira

Foto: Sérgio Vale