Sessão solene na Aleac celebra 50 anos da Associação dos Farmacêuticos

várias pessoas posando para uma foto pós sessão

Na manhã desta terça-feira (19), a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) foi palco de uma sessão solene em honra aos 50 de existência da Associação dos Farmacêuticos, com base na Lei n° 5.991/73. A solenidade é fruto de um requerimento apresentado pelo deputado André Vale (Podemos), em reconhecimento da importância dessa classe de trabalhadores para a saúde pública.

O evento reuniu deputados, secretários estaduais e municipais, profissionais farmacêuticos e representantes das associações e sindicato da classe, que compartilharam suas experiências e contribuições para o setor ao longo das últimas cinco décadas.

Na abertura da solenidade, o presidente da Aleac, deputado Luiz Gonzaga (PSDB) expressou sua gratidão pela presença de todos: “É uma honra recebê-los nesta sessão. Somos gratos pela presença de cada um aqui e, mais uma vez, reiteramos nossos parabéns e admiração a cada farmacêutico. O comprometimento de vocês com a saúde da população é digno de reconhecimento e aplausos.”

O deputado André Vale ressaltou a relevância do trabalho desses profissionais na garantia do acesso a medicamentos seguros e de qualidade à população, destacando a trajetória de dedicação dos farmacêuticos e também sua ligação profunda com o ramo.

“Sou conhecido como André da Droga Vale, algo que muito me orgulha. É emocionante subir a esta tribuna para me pronunciar hoje, pois essa é a minha profissão há décadas. Quero aqui registrar meu reconhecimento e parabéns a todos os profissionais de farmácia. Hoje estou falando com o coração, pois só tenho a agradecer a esse segmento.”

Ele continuou destacando a trajetória que o levou à farmácia desde criança: “Aos 10 anos de idade, iniciei acompanhando meu pai nos serviços na farmácia e desenvolvendo uma paixão por esse ramo. A cada ano, avançamos nesse trabalho, mas reconheçamos também os donos de farmácia, que desde muitos anos tanto contribuíram para auxiliar no cuidado com a saúde dos acreanos. Eu tenho 40 anos trabalhando atrás de um balcão de farmácia e sinto muito orgulho disso.”

O secretário de Estado de Saúde, Dr. Pedro Pascoal, também transmitiu seus parabéns aos profissionais: “Parabenizamos todos esses trabalhadores que tanto se dedicam em suas atividades. A reformulação do nosso receituário foi um avanço que tivemos nessa área, também a fiscalização de documentos. Que de forma conjunta, possamos construir uma saúde melhor para todos os usuários do SUS, pois nosso empenho é fundamental para o progresso contínuo do sistema de saúde”.

A presidente do Conselho Regional de Farmácia do Acre, Márcia Rafaela, expressou com honra a importância de sua profissão: “Falar do nosso ofício é uma questão de celebração. Vivemos uma situação na pandemia de Covid-19, onde permanecemos trabalhando diuturnamente para contribuirmos com aquele momento tão difícil e conseguimos. Hoje sou uma farmacêutica considerada nova, mas antes de virmos, já tinha os donos de farmácia que, no passado e ainda hoje, exerciam um papel crucial para a saúde pública, onde muitas vezes eram os primeiros estabelecimentos buscados por pessoas acometidas por doenças. Meus parabéns a todos! Vamos continuar unidos, construindo um futuro mais saudável para nossa comunidade.”

O evento também destacou a importância de políticas públicas que reconheçam e fortaleçam o papel crucial dos profissionais farmacêuticos no sistema de saúde, reafirmando o compromisso do Poder Legislativo em apoiar iniciativas que promovam o bem-estar da população acreana.

Ao final da solenidade, representantes da classe foram agraciados com certificados de honra, como forma de reconhecimento não apenas pelas suas realizações individuais, mas também pelo papel coletivo desempenhado por eles na promoção da saúde e no aprimoramento do ramo no Estado.

Texto: Andressa Oliveira

Fotos: Jardy Lopes