loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Josa da Farmácia pede convocação de representantes de empresas aéreas

josa010915O deputado Josa da Farmácia (PTN) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na sessão desta terça-feira (1º), para questionar os preços “abusivos” das passagens cobrados pelas companhias aéreas que atuam no Estado. Segundo o parlamentar, qualquer voo que decole de Brasília em direção à capital acreana, o quilômetro voado pode ser 267% mais caro do que o quilômetro voado para Recife, em Pernambuco, por exemplo. A informação foi apresentada durante audiência pública da Comissão de Defesa do consumidor da Câmara Federal.

O deputado solicitou a convocação dos representantes das empresas aéreas que atuam no Acre para prestarem esclarecimentos ao Poder Legislativo sobre como eles estabelecem os valores cobrados pelas passagens. “Essa situação é insustentável e inexplicável, pois não tem sentido nenhum uma passagem de Rio Branco até Cruzeiro do Sul custar no dia 31 de agosto algo em torno de R$ 428,00, isso em um voo que dura apenas 45 minutos. É importante que os representantes das empresas venham a esta Casa para explicar como esses preços são estabelecidos”, disse.

Para comprovar os preços que ele considera “abusivos”, o parlamentar apresentou na tribuna cópias de uma consulta de preços que ele fez num site de uma empresa que realiza voos para o Estado. “Imprimi para comprovar o que estou falando. Um voo de Brasília a Fortaleza, que dura em torno de 2 horas e 20 minutos, custar R$ 435,00 , quase o mesmo valor de Rio Branco para Cruzeiro do Sul, por exemplo, que fica muito perto. Fiz essa pesquisa no dia 7 de setembro, que é feriado nacional, e a procura por passagem é enorme”, ressaltou.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac