Adailton Cruz destaca avanços e desafios na saúde do Acre em discurso na Aleac

Na sessão desta quarta-feira (6) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Adailton Cruz, do PSB, abordou questões cruciais relacionadas à saúde no estado. Em uma reunião matinal na Comissão de Saúde, da qual é presidente, o parlamentar discutiu com sindicatos e o secretário de saúde do Estado, Pedro Pascoal, problemas prementes no setor.

Um dos desafios destacados pelo deputado é a carência de profissionais na área da saúde, com ênfase na falta de técnicos de enfermagem. Adailton Cruz informou que, após a reunião, ficou acordado que em janeiro serão contratados 500 novos profissionais de enfermagem, uma medida importante para lidar com a escassez.

O deputado parabenizou ainda os profissionais de enfermagem, incluindo aqueles do Igesac, que estão recebendo o piso em suas contas. Ele ressaltou que apenas seis profissionais enfrentaram problemas, os quais serão corrigidos, e todos da Fundhacre e Sesacre receberão a complementação de piso na próxima semana.

“O avanço é notável, saindo de 170 servidores que receberam o piso em outubro para 1.700 em novembro. Não poderia deixar de agradecer a equipe do secretário pela sensibilidade. Agradeço ainda o esforço dos sindicatos que juntamente com a assessoria jurídica comunicaram adequadamente ao Ministério da Saúde os rendimentos relevantes para o piso”, enfatizou.

Contudo, Adailton Cruz apontou um novo desafio: garantir o pagamento do piso para os mil servidores de enfermagem do estado que estão em desvio de função. “A proposta é que o governo estadual majorie o adicional de assistência à saúde para complementar o piso, uma iniciativa que será monitorada de perto”, complementou.

Ao final do seu discurso, o deputado convidou os trabalhadores da saúde para a audiência pública que será realizada nesta quinta-feira (7), a fim de discutir o orçamento, buscando um remanejamento de pelo menos 300 milhões para a saúde em 2024. Ele salientou a importância dessa realocação para assegurar condições adequadas de trabalho no setor.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale