Crise na Polícia Civil do Acre: Edvaldo Magalhães alerta para a perda de liderança na Instituição

Na manhã desta terça-feira (21), durante  sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) fez um alerta sobre a crise institucional que assola a Polícia Civil do Estado. O parlamentar destacou que o delegado-geral, José Henrique Maciel, perdeu o poder de liderança na Corporação.

Magalhães falou da sua surpresa diante da aparente reconciliação entre a Direção-Geral da Polícia Civil e a Associação dos Delegados, evidenciada em uma publicação oficial do governo. Contudo, a reviravolta ocorreu após a Assembleia dos Delegados, que resultou em uma posição unânime a favor da perda de liderança do delegado-geral, José Henrique Maciel, informada posteriormente ao governador Gladson Cameli (PP).

O deputado alertou para a mudança de patamar na crise. “Não se trata apenas de uma questão de credibilidade ou comportamento não republicano, mas sim de uma crise política. Ressalto a importância da liderança na Polícia Civil, a perda da capacidade de liderar pode comprometer a eficácia das investigações e o funcionamento da instituição”, alertou.

O parlamentar finalizou seu discurso fazendo uma análise política da situação, comparando-a a casos em que a perda de liderança resultou em consequências significativas na gestão pública. Ele concluiu alertando que o diretor-geral da Polícia Civil perdeu completamente a condição de liderar um órgão sensível e instou o governador a lidar prontamente com a crise antes que atinja seu gabinete.

Texto: Andressa Oliveira
Foto: Sérgio Vale