Pedro Longo destaca avanços na Educação do Acre durante discurso na Assembleia

Na sessão da Assembleia Legislativa do Acre realizada nesta quarta-feira (1), o deputado Pedro Longo (PDT), fez um discurso enfatizando os progressos significativos no sistema educacional do estado. Durante seu pronunciamento, o parlamentar abordou diversos aspectos da educação no Acre e ressaltou a importância de reconhecer os avanços, mesmo que desafios persistam.

O parlamentar destacou que o Acre conta atualmente com cerca de 630 escolas. Ele reconheceu que, como em qualquer sistema, podem surgir problemas pontuais, mas argumentou que isso não deve ser motivo para considerar o sistema educacional como um todo ruim. “Pelo contrário, a educação no Acre está em um bom caminho”, disse.

Um dos pontos ressaltados pelo pedetista foi a climatização das escolas, uma iniciativa que, segundo ele, tem sido amplamente implementada. “Claro que assim como acontece em nossas residências, os sistemas de ar-condicionado podem enfrentar problemas, mas isso não diminui a importância desse esforço para proporcionar um ambiente de aprendizado mais confortável. As manutenções acontecem quando preciso”, enfatizou.

Pedro Longo também mencionou que a secretaria de educação do estado está em processo de análise das planilhas para licitações de reformas nas escolas, sinalizando um compromisso com a manutenção e melhoria das instalações escolares. Ele reforçou a ideia de que o sistema está funcionando de maneira satisfatória.

“Reconheço que existem desafios na gestão de escolas agrícolas e indígenas, onde as dificuldades são mais acentuadas. No entanto, há licitações específicas em andamento para atender a essas escolas, buscando resolver questões específicas”, afirmou.

O deputado encerrou seu discurso enfatizando a importância do papel da oposição em apontar problemas, salientando que isso ajuda a identificar e solucionar questões que ainda persistem no sistema educacional. No entanto, ele ressaltou a necessidade de reconhecer quando as coisas estão indo bem e destacar os avanços alcançados.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale