loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Lourival Marques comemora dados do IBGE e da Embrapa sobre produção agrícola do Estado

lourival250815O deputado Lourival Marques (PT) ressaltou nesta terça-feira (25), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), os avanços na agricultura do Estado nos últimos 15 anos. De acordo com dados do IBGE, o índice de crescimento chegou a 56%, passando de 83 mil para 129 mil hectares plantados. Desse percentual, 91% são de lavouras anuais como o milho e apenas 9% são de lavoura perene.

Lourival Marques apresentou dados elaborados também pelos pesquisadores da Embrapa/Acre sobre as principais culturas produzidas no Acre. Entre elas estão o milho, a mandioca e a banana.

O milho teve crescimento de 111%, saindo de 1,3 mil para 2,7 mil quilos por hectare. Os municípios com maior produtividade foram Senador Guiomard, Porto Acre, Rio Branco e Acrelândia, fortalecendo assim a cadeia do peixe, da suinocultura e da avicultura.

Já a produção de mandioca, saltou de 13 mil quilos por hectare, em 1998, para 21 mil quilos por hectare, em 2013, superando em 52% a média nacional de 14 mil quilos por hectares.

Outra produção que teve crescimento foi a de banana. Em 2013 a produção foi de 10,6 mil quilos por hectares, superando anos anteriores que tiveram a produção na casa dos 8,2 mil quilos por hectares.

Marques disse que os pesquisadores atribuem os bons resultados na agricultura acreana aos investimentos em políticas e programas para o fomento da agricultura intensiva nas áreas já desmatadas, com acesso ao crédito e a assistência técnica.

“A agricultura acreana está se tornando independente dos desmatamentos e queimadas, embora essa prática deva continuar acontecendo como parte da tradição e da estratégia de produção da maioria dos agricultores familiares e das populações indígenas para garantir segurança alimentar e renda alternativa às suas famílias”, disse o petista.

O líder do PT na Aleac parabenizou, ainda, a Rádio Difusora Acreana pela passagem dos seus 71 anos de fundação. Ele lembrou a história da emissora e os relevantes serviços prestados por ela ao povo acreano ao longo de sete décadas, sempre levando informação com responsabilidade e atuando de modo independente.