Aleac celebra centenário das Irmãs Servas de Maria Reparadora no Acre

Na manhã desta segunda-feira (30) a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou uma sessão solene em homenagem ao centenário das atividades das Irmãs Servas de Maria Reparadora no Estado. A solenidade é fruto de um requerimento apresentado pelo deputado Gilberto Lira.

A comemoração marcou um século de dedicação e serviço das Irmãs Servas de Maria Reparadora à comunidade acreana. Fundada em 1923, a ordem religiosa tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento social, educacional e espiritual da região, promovendo valores de solidariedade e compaixão.

Desde sua origem a Congregação iniciou seus trabalhos com atividades na área de educação e em seguida ampliou sua atuação nas áreas de saúde, pastoral, projetos sociais e nas mais diversas formas de evangelização e promoção humana.

A sessão solene reuniu autoridades estaduais, membros da igreja, representantes da comunidade e as Irmãs Servas de Maria Reparadora. Durante o evento, foram destacadas as inúmeras contribuições das irmãs ao longo de um século, incluindo seu trabalho em escolas, hospitais, asilos e projetos de caridade.

O presidente da Aleac, deputado Luiz Gonzaga, fez a abertura da solenidade enfatizando os trabalhos realizados pelas Irmãs. “Nós, do Poder Legislativo acreano, nos sentimos muito gratos e honrados pela presença de todos nessa sessão. São 100 anos de atividades educativas das Irmãs e 102 anos de presença missionária no Acre. Exaltamos o excelente trabalho desempenhado por elas, que tanto têm contribuído das mais diversas formas. A Mesa Diretora da Aleac parabeniza a iniciativa do deputado Gilberto Lira”.

Em sua fala, o deputado Gilberto Lira, autor do requerimento, enfatizou a importância do legado deixado pelas irmãs. “Estamos aqui para reconhecer e agradecer as Irmãs Servas de Maria Reparadora por suas inúmeras contribuições ao nosso estado. Seu comprometimento com o bem-estar da comunidade é inestimável”, afirmou o parlamentar.

O parlamentar também agradeceu aos servidores da Casa pela organização da sessão e destacou a tradição de sua família em sempre participar das atividades desenvolvidas pela igreja católica.

“Saúdo a todos que aceitaram nosso convite e vieram prestigiar esse ato tão importante. Meu agradecimento especial a minha irmã Maria Lira, que é sempre muito ativa na igreja, um hábito que temos na minha família. Me sinto emocionado por prestar essa merecida homenagem às Servas de Maria no Acre, pois elas são pessoas que abraçaram a missão de servir ao próximo, levando esperança, conforto e amparo a quem precisa. O trabalho diário delas é pautado pela entrega e doação, transmitindo a mensagem de amor e paz àqueles que tanto precisam. Não há palavras suficientes para expressar nossa gratidão por tudo que elas têm feito ao longo dos anos”, disse emocionado.

Representando na cerimônia a Ordem dos Servos de Maria, Frei Charliê de Souza Leitão, destacou a valiosa contribuição das irmãs ao desenvolvimento humano, social e religioso da população acreana. Ele frisou que em 2019, a Igreja Católica confiou à Ordem dos Servos de Maria a missão de evangelizar o Alto Acre e o Alto Purus, e que as Irmãs Servas de Maria Reparadoras foram as pioneiras nessa colaboração efetiva.

“Elas se destacaram na promoção da dignidade da pessoa humana, enfocando tanto a educação quanto a saúde, e se tornaram figuras presentes e essenciais na comunidade. O legado das Irmãs Reparadoras é motivo de orgulho para todos aqueles que testemunharam sua profunda dedicação”, enfatizou o Frei Charliê.

Em seguida, em uma comovente declaração, Irmã Maria Augusta, representante legal das Irmãs Servas de Maria Reparadoras no Acre, expressou profunda gratidão e orgulho em relação à missão educativa da ordem. Irmã Maria destacou a importância do trabalho conjunto das irmãs no estado, especialmente no interior, onde atuam em rede para promover a educação e a saúde.

Ela ressaltou ainda a presença notável das irmãs no Acre, incluindo as 76 irmãs italianas que desempenharam um papel crucial na missão, além de reconhecer o impacto global da ordem, que se expandiu para países da América Latina, Ásia e África. “Essa celebração de hoje destaca a riqueza da vida religiosa e seu impacto na comunidade, enfatizando a responsabilidade contínua de manter essa missão essencial. Sou grata a esta Casa de Leis, em especial, ao deputado Gilberto Lira, por essa homenagem que nos traz tanta alegria e nos chama ainda mais para a responsabilidade”, disse.

Durante a solenidade, as irmãs foram homenageadas com discursos feitos por ex-alunos, que hoje ocupam importantes cargos no Estado, dentre eles, o do secretário de Educação em Sena Madureira, Altemir Lira e também o da procuradora de Justiça Dra. Patrícia Rêgo, dentre outros.

Ao final da solenidade, o cerimonial da Aleac expôs um vídeo com um breve histórico das atividades desenvolvidas pelas Irmãs e como isso impactou positivamente na sociedade. Em seguida, o coral da Aleac realizou uma apresentação, finalizando as homenagens com a entrega de um buquê de flores e um certificado de agradecimento para a Irmã Maria Augusta, no ato, representando todas as Irmãs Servas de Maria Reparadora.

Texto: Andressa Oliveira e Mircléia Magalhães

Fotos: Sérgio Vale