Deputado Daniel Zen destaca lançamento dos Prêmios “Professores do Brasil e “Gestão Escolar”

daniel250815O líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Daniel Zen (PT), destacou na sessão desta terça-feira (25) o lançamento dos Prêmios “Professores do Brasil” e “Gestão Escolar”, que a partir deste ano serão ofertados conjuntamente com a iniciativa “Educadores do Brasil”. O lançamento foi feito hoje pela manhã no auditório da Secretaria de Estado da Educação (SEE).

Segundo o parlamentar, os prêmios visam reconhecer as boas práticas de gestão e valorizar os professores da rede pública de ensino básico do Brasil. As inscrições estão abertas desde 18 de junho e prosseguem até o dia 14 de setembro pelo site www.educadoresdobrasil.org.br.

As duas premiações são iniciativas do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e participação direta das secretarias estaduais e municipais de Educação.

O “Prêmio Gestão Escolar 2015 – 2016” busca reconhecer as boas práticas nas salas de aula, além de incentivar o aprimoramento dos processos de gestão e promover ações que possibilitem a troca de experiências entre gestores. Os projetos devem envolver também a comunidade estudantil, ou seja, alunos e demais funcionários da escola.

Já o “Prêmio Professores do Brasil” está na 9ª edição e visa divulgar o trabalho de professores que contribuem para a melhoria da qualidade dos processos de aprendizagem. Os professores interessados podem se inscrever enviando um relato do trabalho desenvolvido com uma turma de alunos.

Para Daniel Zen as duas premiações possibilitam ainda uma troca de conhecimentos entre professores de diferentes escolas. “Não é apenas um prêmio, é todo um processo pedagógico de educação para melhorar a gestão nas escolas. O prêmio Gestão Escolar, por exemplo, oferece além da premiação um intercâmbio de conhecimentos entre as diferentes escolas que participam”, ressaltou.

O parlamentar falou ainda da Exposição da Feira Científica denominada de “Viver Ciência”, também anunciada durante o mesmo evento na SEE. O evento será realizado no inicio de novembro. Para participar da feira, que chega à sua 14ª edição, os interessados devem inscrever seus projetos até o dia 30 de outubro, utilizando o site www.febrace.org.br.

A iniciativa de contar com cerca de 300 projetos de todo o país e os finalistas serão divulgados no site da Feira no dia 18 de dezembro de 2015, com participação garantida no evento que acontece de 15 a 17 de março de 2016 na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

Podem enviar projetos para a Febrace estudantes matriculados nos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, alunos do Ensino Médio e do Ensino Técnico, de escolas públicas e particulares de todo o território nacional durante o ano de desenvolvimento e submissão do projeto, sendo possível a participação individual ou de uma equipe orientada por um adulto que se enquadre em uma das categorias das ciências engenharias.

De acordo com o deputado, o objetivo da feira é estimular o fazer da produção científica dos alunos nas escolas. “Será uma grande feira onde os alunos terão a oportunidade de expor suas iniciativas na área da ciência. Será uma grande exposição de tudo aquilo que vem sendo tratado pelos professores e alunos na área da ciência dentro das escolas”, afirmou.

O parlamentar parabenizou ainda a Rádio Difusora do Estado do Acre pelos seus 71 anos de atuação no Estado.

Mircléia Magalhães