Deputado Josa da Farmácia sugere que escolas públicas ofereçam curso de Procedimentos em Situações de Enchentes

josa250815O deputado Josa da Farmácia (PTN) apresentou na sessão desta terça-feira (25) projeto de lei que visa a criação do curso “Procedimentos em Situações de Enchentes”, a ser oferecido aos estudantes do ensino fundamental e médio das escolas públicas do Estado do Acre. De acordo com o parlamentar, o referido projeto tem como objetivo proteger a integridade do cidadão e da sua saúde em situações de risco.

“Infelizmente nosso Estado é assolado todos os anos com enchentes que desabrigam e provocam forte sofrimento a uma grande parcela da nossa população. Além disso, ainda geram inúmeros acidentes como choques elétricos, afogamentos e desabamentos de casas”, afirmou.

Para o deputado, diante do quadro triste que as alagações provocam no Estado se faz necessário que providências sejam tomadas objetivando a redução dos riscos às pessoas quando essas fatalidades acontecem.
“As crianças e adolescentes presentes nas escolas nem sempre têm maturidade suficiente para compreenderem o que precisa ser feito diante, por exemplo, de um incêndio ou de uma enchente. O curso orientará, deixando-os seguros para as situações emergenciais”, ressaltou.

Josa da Farmácia explicou ainda que nos estabelecimentos de ensino que por suas dimensões comportarem um número maior de participantes, a critério exclusivo da escola poderão ser oferecidas vagas aos sábados destinadas às pessoas da comunidade que estiverem interessadas no assunto.

O parlamentar apresentou também uma indicação solicitando do governo do Estado a reforma da unidade militar de Tarauacá que ,segundo ele, atualmente enfrenta problemas sérios de conservação. De acordo com o deputado, as condições precárias daquela unidade têm refletido na qualidade dos serviços prestados, apesar do enorme esforço desenvolvido por seus integrantes para manter aquela organização militar em funcionamento.

“Não há outro caminho a ser seguido que não seja a oferta aos aparelhos de segurança pública de condições ideais de funcionamento, só assim teremos serviços de excelência e a certeza da satisfação dos serviços prestados. É neste sentido que faço essa indicação, esperando que o governo se sensibilize com as condições precárias da Unidade Militar de Tarauacá”, concluiu.

Mircléia Magalhães