Deputada Eliane Sinhasique denuncia fim de turmas do Ensino de Jovens e Adultos em escola de Rio Branco

eliane190815A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), nesta quarta-feira (19), para alerta que alunos do EJA matriculados na Escola Diogo Feijó, em Rio Branco, correm o risco de terem as aulas suspensas. Segundo ela, a Secretaria Estadual de Educação alega falta de recursos para manter o ensino do EJA.

“Ocupo este espaço para falar de mais um grave problema da Educação do nosso Estado. Não podemos cancelar os investimentos na Educação. Hoje à noite os alunos do EJA da Escola Diogo Feijó farão um manifesto. Eles foram informados que a partir de hoje não teriam mais aulas. Sabe qual é a argumentação: a Educação não tem estrutura para manter essas classes funcionando”, argumenta.

Eliane Sinhasique acrescentou que os alunos do EJA são aquelas pessoas que não tiveram a oportunidade de frequentar uma sala de aula no tempo ideal. Ela frisou que a informação do cancelamento do grupo estudantil “caiu como uma bomba sobre as cabeças dos estudantes”, pontua.

Sinhasique disse que falta gestão por parte da Secretaria de Estado de Educação no gerenciamento dos recursos e manutenção dos programas voltados para a educação.

“Isso é falta de planejamento. Falta de gestão. Me parece que são programas de partidos, programas eleitoreiros. Tinha que ser um programa de governo. Já não concedem aumento para os professores e agora vão fechar as portas das escolas? Onde é que o Acre vai parar desse jeito, sem planejamento, sem gestão? Isso é cruel com o cidadão. Isso é cruel com a Educação!”, conclui ela.

A deputada acreana destacou em seu pronunciamento a situação dos acadêmicos que residem nos municípios vizinhos a Rio Branco. De acordo com ela, os estudantes estão tendo dificuldades para darem continuidade aos estudos tendo em vista a falta de recursos para custear o transporte até a capital.

Atualmente são os próprios estudantes que pagam um ônibus alugado para fazer o trajeto de Rio Branco a Porto Acre. Mas o problema não se estende apenas a esse município. Os acadêmicos de Senador Guiomard também enfrentam a mesma situação.

Para finalizar seu discurso, Sinhasique rebateu o pronunciamento feito pelo deputado Jonas Lima (PT). De acordo com ela, Jonas Lima lança sua pré-candidatura à prefeitura de Rio Branco sem antes consultá-la.

“O deputado Jonas Lima já lançou a minha candidatura à prefeitura de Rio Branco. Não dialoga, não conversa. Só sobe para criticar. O senhor já ouviu da minha boca várias soluções. A oposição é fundamental, porque se o governo é acomodado, a oposição coloca para trabalhar”.

Ela criticou o cooperativismo instituído no Acre: “O que vemos no Estado do Acre são cooperativas patronais. São pessoas humilhadas. São pessoas que não têm suas contribuições trabalhistas recolhidas. Não é feito um rateio igualitário”, disse.