Edvaldo Magalhães solicita audiência pública para discutir sobre fraude nas operações consignadas de servidores públicos

Na sessão da Assembleia Legislativa do Acre desta quarta-feira (18), o deputado Edvaldo Magalhães, do PCdoB, voltou a falar sobre a denúncia que fez ontem (17) sobre as fraudes nas operações consignadas de servidores públicos no estado. Segundo o parlamentar, a fraude parece estar ocorrendo na plataforma que presta serviços para o governo do estado e que possui acesso a todos os dados dos servidores públicos.

Ainda segundo ele, a fraude em questão envolve a conversão de cargos comissionados em efetivos para obter acesso a essas operações. “Um servidor do governo me mandou uma mensagem relatando ter sido oferecido um empréstimo com a condição de pagar 35% do valor adiantado. Essa atividade criminosa parece contar com a participação de indivíduos dentro do próprio banco”, disse Magalhães.

O oposicionista também mencionou que havia duas formas de fraude em andamento, uma operada de dentro da plataforma “Fênix Fox” e outra relacionada à alteração das matrículas de servidores, algo que para ele, deveria ocorrer apenas dentro da Secretaria de Administração. O deputado revelou provas de um servidor que conseguiu alterar sua matrícula duas vezes em um ano, envolvendo uma fraude de 2 milhões de reais.

“Estou apresentando um requerimento para uma primeira discussão na Comissão de Serviço Público, envolvendo a empresa “Fênix Fox,” a Secretaria de Planejamento e Administração, e os operadores cadastrados, que atuam como correspondentes bancários. O objetivo é abordar e resolver esse problema. Não há dúvidas de que uma máfia ou grupo criminoso está operando, e a Aleac não pode ficar de braços cruzados diante disso. Os desdobramentos dessas práticas criminosas serão conhecidos nos próximos dias”, enfatizou o parlamentar.

O deputado alertou ainda que se trata de um crime contra o sistema financeiro, e a Assembleia Legislativa do Acre não pode se abster de tomar medidas diante de tamanha gravidade. “A população aguarda ansiosamente a investigação e ação em relação a essas fraudes que afetam os servidores públicos do estado”, complementou.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale