Edvaldo Magalhães lê relatório da PF sobre Operação Ptolomeu durante sessão na Aleac

Durante sessão ordinária realizada na manhã desta quarta-feira (11), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) apresentou um relatório elaborado pela Polícia Federal, que, de acordo com ele, aponta o governador Gladson Cameli (PP) como chefe de organização criminosa na Operação Ptolomeu, deflagrada em dezembro de 2021.

O parlamentar expôs o documento no telão do plenário e leu alguns trechos dele. “O objetivo aqui é elucidar os desdobramentos dos inquéritos e os fundamentos que embasam tal solicitação, com a intenção de registrar esses dados nos anais da casa para futuras discussões e deliberações”.

No documento lido pelo parlamentar, os policiais federais solicitam à ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça, que as investigações da operação sejam desmembradas em nove inquéritos, devido ao seu tamanho.

“São distintas as fases da Operação Ptolomeu, que envolveu a emissão de 41 mandados de prisão. Não se limitando apenas a isso, um impressionante total de 145 documentos foi produzido, abrangendo a citação, representação e aditamento no decorrer da investigação. A presente investigação atingiu um grau de verticalidade e horizontalidade que demandam saneamento pela ministra relatora por meio do desmembramento em inquéritos menores”, finalizou.

Texto: Andressa Oliveira

Foto: Sérgio Vale