Sessão Solene na Aleac Celebra os 67 Anos do Pronto Socorro de Rio Branco

A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou uma sessão solene na manhã desta sexta-feira (6) para comemorar o aniversário de 67 anos do Hospital de Urgência e Emergência (Huerb), mais conhecido como Pronto Socorro de Rio Branco. A iniciativa foi proposta pelo deputado Adailton Cruz (PSB) por meio de requerimento nº 103/2023.

A cerimônia, que contou com a presença de autoridades locais, profissionais de saúde e membros da comunidade, destacou a importância vital desempenhada pelo Huerb ao longo de sua história. O Pronto Socorro é a unidade referência no Estado na emergência e urgência e atendimentos de alta complexidade. É para lá que convergem todos os casos de atendimentos complexos na saúde pública.

Ao dar início a solenidade, o presidente em exercício do parlamento acreano, deputado Eduardo Ribeiro (PSD), expressou seu reconhecimento pelo trabalho incansável dos profissionais de saúde. “Fico muito feliz de poder ajudar essa área tão importante do Estado. Contem sempre com o meu voto para tudo que entrar nessa casa que for pelo bem da saúde. Podem contar com o meu voto e do deputado Adailton sempre”, disse.

Em seguida, o propositor da homenagem, deputado e enfermeiro Adailton Cruz, ressaltou a importância da unidade hospitalar como um pilar fundamental na rede de atendimento de emergência. Ele enfatizou ainda a necessidade contínua de investimento na saúde pública do estado.

“O Pronto Socorro é referência para mais de um milhão de pessoas. Hoje no Acre, qualquer um, do governador ao mais rico, se tiver um bilionário enfrentando um problema grave, ele vai escapar lá no Pronto Socorro até que em duas ou três horas chegue uma UTI para levar ele para o centro sul do país. Por esse e outros motivos, eu tenho orgulho de ser servidor desse hospital há 26 anos e tenho mais orgulho ainda de todos profissionais que lá trabalham, todos os servidores que fazem a nossa saúde seguir de pé”, enfatizou.

O parlamentar também falou a respeito das contenções de gastos na saúde pública. “Sou totalmente contra os cortes nos salários dos profissionais de saúde. Por isso ficou decidido que criaremos um comitê específico para saúde na semana que vem, com o objetivo de reavaliar tudo que foi feito com relação a contenção e cortes na área, porque não podemos permitir isso de jeito nenhum”, complementou o deputado.

Alesta Amâncio, presidente do sindicato dos profissionais de enfermagem do Estado, agradeceu ao deputado Adailton Cruz pela homenagem. “Está hoje neste plenário celebrando os 67 anos do Pronto Socorro é motivo de alegria para todos nós.  Esses servidores que estão aqui são os heróis da saúde, esse setor que foi construído com o nosso sangue real. Somos muito gratos por essa homenagem, muito obrigada. E quero dizer só mais uma coisa: Precisamos do nosso PCCR secretário, precisamos ser valorizados, precisamos de saúde, alguém que cuide de nós, um setor específico”, disse.

Representando na ocasião, o secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, a secretária adjunta da Sesacre, Ana Cristina, compartilhou com orgulho sua jornada, desde os dias como recepcionista até sua atual posição de secretária adjunta. Além disso, destacou seu compromisso como militante na área da saúde e nas lutas sindicais, enfatizando a importância de unir forças para superar os desafios que a saúde enfrenta.

“Há 29 anos eu me dedico à saúde. Luto bravamente pela saúde e continuarei lutando, enfrentando os desafios que são muitos, temos muitas barreiras a vencer. Mas, a nossa unidade é fundamental para o fortalecimento do setor, por isso, seguiremos lutando bravamente”, pontuou.

Ana Cristina assegurou ainda aos trabalhadores que o tão aguardado PCCR está a caminho, demonstrando o apoio da gestão à causa e ressaltando que estão juntos nessa jornada em prol do fortalecimento da saúde. “Quanto ao PCCR ele vai sair, quem viu o Diário Oficial dessa semana sabe disso. Então fiquem tranquilos, a gestão está a favor de vocês e não contra”, complementou.

Em seu discurso, o diretor geral do Pronto Socorro, Lourenço Vasconcelos, enfatizou a coesão e dedicação da equipe hospitalar do Huerb, expressando sua gratidão aos profissionais que incansavelmente vestem a camisa da instituição para proporcionar atendimento de qualidade à população do Acre. Ele reconheceu ainda que os desafios persistem, mas salientou a prontidão em buscar soluções e o compromisso com a humanização do atendimento no hospital.

“Dirigir uma instituição de tal magnitude não é tarefa fácil, mas luto incansavelmente por melhorias. Enquanto eu estiver lá, vamos lutar e trabalhar pela humanização melhor por aquele pronto socorro”, disse.

O diretor também destacou a importância de valorizar as unidades de saúde e a colaboração da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) nesse processo. “Essa sessão de hoje, que representa um reconhecimento raro, demonstra a relevância de homenagear as instituições de saúde que desempenham um papel crucial na comunidade. Agradeço demais o deputado Adailton Cruz pelo carinho e atenção de sempre”, frisou.

Ao final da solenidade, alguns servidores receberam das mãos dos deputados Adailton Cruz e Eduardo Ribeiro, um certificado em homenagem aos serviços prestados à população.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Fotos: Ismael Medeiros e Sérgio Vale