loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Edvaldo Magalhães destaca importância de Decreto Legislativo que prorroga validade de concurso da Polícia Civil

No plenário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na sessão desta terça-feira (26), o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), proferiu um discurso abordando dois temas cruciais que afetam a sociedade acreana. Em primeiro lugar, ele elogiou a iniciativa legislativa do deputado Pedro Longo (PDT) que busca prorrogar a validade do prazo do concurso da Polícia Civil do Estado, realizado em 2017, corrigindo segundo ele, uma situação jurídica peculiar.

Este concurso, segundo o deputado, foi o único a requerer uma correção no edital durante sua realização, devido a sua diferença em relação às regras gerais de concursos. Magalhães destacou ainda que essa prorrogação é essencial para garantir os direitos dos policiais e que a Casa está pronta para aprovar a iniciativa.

“Antes que alguém queira dizer que não pode ser desta Casa de Leis a inciativa de prorrogação deste concurso, vou lembrar que durante a pandemia, o deputado Calegário apresentou um projeto de lei que foi aprovado por todos nós, prorrogando todos os concursos da época em razão da pandemia. Nós aprovamos e o governador sancionou. Portanto, nós vamos aprovar o projeto do deputado Pedro Longo até amanhã para que ele possa ser sancionado o mais rápido possível garantindo assim, o direito dessas pessoas. Parabenizo o deputado Pedro Longo por essa iniciativa que com certeza contempla a todos”, disse.

O oposicionista levantou ainda a questão das famílias despejadas da Terra Prometida e que se encontram acampadas no hall do Poder Legislativo. Ele mencionou uma investigação passada relacionada à venda indevida de casas de habitação popular, que resultou na comercialização irregular de 51 habitações. Magalhães propôs ainda chamar o secretário de habitação para discutir a possibilidade de reformar mais de 40 dessas casas, localizadas principalmente em Rui Lino, Cabreúva e Cidade do Povo, como uma medida para ajudar as famílias desalojadas. Ele enfatizou a importância de abordar esse problema real e expressou seu compromisso em buscar soluções.

Magalhães também expressou seu pesar pelo falecimento do filho da taquígrafa da Casa, Alice Wolter, que faleceu inesperadamente devido a um ataque cardíaco. Ele estendeu suas condolências em nome de todos os legisladores da Assembleia Legislativa.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale