loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Sessão Solene na Aleac homenageia Detran/AC por serviços relevantes prestados à população acreana

A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou na manhã desta segunda-feira, (25), uma sessão solene para homenagear o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) pelos relevantes serviços prestados à comunidade acreana. A solenidade, fruto do requerimento nº 15/2023 apresentado pelo deputado Pedro Longo (PDT) reconheceu as ações do Detran/AC durante a Semana Nacional de Trânsito, bem como suas políticas públicas voltadas para a segurança viária.

A iniciativa de homenagear o Detran/AC reflete o compromisso do órgão em promover um trânsito mais seguro no estado. Durante a Semana Nacional de Trânsito, o Detran/AC realizou uma série de atividades educativas e de conscientização, contribuindo para a disseminação de práticas responsáveis no tráfego.

Ao dar início a solenidade, o deputado Pedro Longo destacou a importância do Detran/AC na construção de um trânsito mais seguro e parabenizou a equipe pelo empenho e dedicação em prol da sociedade. O parlamentar destacou ainda a importância da data e a necessidade de reconhecer o trabalho árduo das pessoas que dedicam suas vidas diariamente para salvar vidas nas estradas.

 “Vivamos um momento em que o país enfrenta um aumento nos índices de acidentes de trânsito e o Detran assume um papel crucial como coordenador desse sistema. Mas, acredito que com a longa experiência do Detran do Acre a instituição será sim capaz de responder de maneira positiva a esse desafio”, disse.

Além disso, Pedro Longo mencionou as conquistas anteriores em valorizar os servidores do Detran, tornando todas as carreiras do órgão de nível superior. Ele também enfatizou o compromisso contínuo de oferecer suporte e apoio, tanto por parte dos legisladores quanto do governador, que têm sido parceiros nas ações do órgão em prol da segurança no trânsito.

Já o superintendente da RBTrans, José Benício, que é contador e advogado de carreira, falou sobre sua trajetória ao revelar que o prefeito Tião Bocalom poderia tê-lo direcionado para várias secretarias, mas o colocou na RBTrans. O gestor então destacou a coincidência de que quando mais novo, foi vítima de um acidente de trânsito que acabou ceifando a vida de dois irmãos.

“Esse acidente me marcou para sempre. Por isso, tenho voltado todo meu esforço para ajudar a salvar vidas e evitar que outras famílias enfrentem a mesma tragédia. É importante aprimorarmos cada vez mais os esforços no combate aos acidentes de trânsito, pois, o vazio que as vidas perdidas decorrentes disso deixam, jamais serão preenchidos, ficando uma dor permanente nas famílias afetadas. Meu compromisso com a causa da segurança viária é uma missão de vida”, disse.

O Coronel Evandro Bezerra, que participou da solenidade representando a Secretaria de Segurança Pública do Estado, enfatizou que o Detran transcende sua missão tradicional de educação, fiscalização e repressão no trânsito, sendo, na verdade, um verdadeiro salvador de vidas. Ele também destacou a sinergia do Detran com outros órgãos de segurança, ressaltando que essa colaboração é fundamental para combater a criminalidade nas estradas e nas cidades. 

“Em nome da Secretaria de Segurança Pública, quero expressar minha sincera gratidão pelo apoio irrestrito que o Detran nos oferece e, aqui, reconheço publicamente a importância e a necessidade incontestável dessa dele. Essa sessão solene é um momento de celebração e reconhecimento da dedicação incansável desta autarquia em preservar vidas e promover a segurança de todos os cidadãos do Estado”, enalteceu. 

Em sua fala, o deputado federal Gerlen Diniz (Progressistas), expressou seu profundo compromisso em representar o povo do Acre em Brasília. Durante a homenagem realizada na conclusão da Semana Nacional de Trânsito, destacou a importância de se evitar tragédias nas estradas e elogiou os esforços do Detran/Ac em investir significativamente na melhoria da segurança viária.

O parlamentar ressaltou ainda algumas realizações sob a gestão da presidente do órgão, Taynara Martins, incluindo a aquisição de novos veículos e equipamentos, a reforma de unidades do órgão no interior e a valorização dos servidores do Detran, um feito inédito na história da instituição. Ele também reconheceu o papel crucial do governador e da casa de leis como parceiros fundamentais nesse progresso.

“Nunca antes na história do Detran/Ac o servidor foi tão valorizado e sem o apoio do governador e desta casa de leis, isso não seria possível. O Detran tem feito muito pela sociedade acreana e não poderia deixar de parabenizar a presidente Taynara pelo trabalho incrível que ela tem realizado. Parabéns a ela e a todos os servidores pelo empenho e dedicação”, enfatizou.

Em seguida, Taynara Martins, presidente do Detran/Ac, expressou sua gratidão ao deputado Pedro Longo por sua colaboração fundamental em abrir as portas do parlamento acreano ao Detran. Ela reconheceu o papel significativo do deputado como parceiro nas ações do órgão.

A gestora destacou ainda o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, na qual mais de 800 atividades foram realizadas em todo o Brasil. Ela agradeceu profundamente a todos os servidores, agentes de trânsito e assistentes envolvidos nesse esforço conjunto, mas também fez um apelo emocional, destacando a preocupação com o elevado número de acidentes e a importância de sensibilizar as pessoas sobre a importância do respeito às leis de trânsito.

“Essa solenidade é na verdade um pedido de socorro, uma vez que as nossas estatísticas de acidentes de trânsito continuam alarmantes, tanto na capital quanto no interior do estado, apesar dos esforços. Sem falar que as nossas estatísticas não são apenas um conjunto de números, mas sim vidas perdidas e, por este motivo, o nosso compromisso com a redução dos sinistros de trânsito no estado permanece firme. Destaco ainda nessa minha fala, a necessidade de sensibilizar as pessoas para adotarem boas práticas no trânsito porque o trabalho do Detran não pode parar. Nós continuaremos lutando firmemente para reduzir significativamente os sinistros de trânsito no estado”, enfatizou.

A homenagem na Aleac ressalta a relevância do trabalho desempenhado pelo Detran/AC e inspira a continuidade dos esforços para aprimorar a segurança viária no Acre. A parceria entre o órgão e o poder legislativo demonstra o comprometimento conjunto em melhorar a qualidade de vida da população, tornando as estradas e vias do estado mais seguras para todos.

Texto: Mircléia Magalhães e Andressa Oliveira

Agência Aleac

Fotos: Ismael Medeiros e Sérgio Vale