Aleac promove sessão solene para homenagear capoeiristas do Acre

Na manhã desta quinta-feira (21) a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), promoveu uma sessão solene para homenagear os capoeiristas do Estado. A iniciativa é fruto de um requerimento apresentado pelo deputado Pedro Longo (PDT), em reconhecimento pela atuação da Liga Acreana de Capoeira na preservação dessa manifestação cultural.

A capoeira, uma arte que mescla dança, luta e música, tem raízes profundas na cultura brasileira, e no Acre não é diferente. A Liga Acreana de Capoeira, liderada por mestres e praticantes da arte, tem desempenhado um papel fundamental na promoção e preservação dessa tradição no Estado.

Em sua fala, o deputado Pedro Longo destacou a relevância da capoeira como forma de expressão cultural e também como instrumento de inclusão social. “A capoeira é um patrimônio do nosso povo, uma manifestação cultural rica em história e significado. Além disso, ela desempenha um papel importante na promoção da cidadania e na formação de jovens comprometidos com valores como respeito e disciplina”, afirmou o deputado.

Minoru Kinpara, que participou da solenidade representando a Fundação de Cultura Elias Mansour, parabenizou o deputado Pedro Longo pela iniciativa e também aos mestres e capoeiristas presentes pelas apresentações realizadas. “Parabenizo o deputado pela solenidade. Essa é uma sessão diferenciada pela alegria e arte demonstradas pelos capoeiristas presentes. Trago uma saudação do governador Gladson Cameli, a quem represento neste ato. A cultura salva-vidas e o trabalho que vocês realizam nos diferentes locais, é parte disso”, enalteceu.

Representando na solenidade as mulheres capoeiristas, Rubia Mara expressou profundo respeito pela tradição e a importância da capoeira na sociedade. Ressaltou ainda, a relevância da capoeira como patrimônio cultural imaterial, enraizada na história dos afrodescendentes e como um símbolo de resistência e luta pela liberdade. “Através da prática da capoeira, a identidade cultural é preservada, contribuindo para a valorização e perpetuação das tradições brasileiras como um todo. A capoeira, além de ser uma manifestação cultural rica, desempenha um papel social crucial, preenchendo lacunas nos serviços que deveriam ser prestados pelo estado”, disse.

Rubia também destacou o papel fundamental da capoeira na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, bem como na promoção da inclusão social. “É uma força que une comunidades e fortalece a identidade cultural do Brasil, enquanto promove valores de igualdade e inclusão. No Acre, as organizações capoeiristas estão presentes em quase todos os municípios, oferecendo atendimento em áreas que vivenciam vulnerabilidade social. E a maioria desses atendimentos é realizada de forma voluntária, sem remuneração e sem o devido reconhecimento profissional”, enfatizou.

Ainda durante a sessão solene, representantes da Liga Acreana expressaram suas demandas perante o deputado Pedro Longo, entendendo que ele é o porta-voz das necessidades do grupo diante dos demais deputados estaduais.

Em sua fala, o presidente da Liga Acreana de Capoeira, Oséias Figueiredo, conhecido como Mestre Caboquinho, fez algumas reivindicações, dentre elas, destaca-se a valorização financeira dos profissionais da capoeira, que atuam voluntariamente em bairros e municípios, exercendo um papel que segundo ele, não é apenas cultural, mas também educacional e transformador na vida de crianças, jovens, doentes e idosos.

Além disso, os capoeiristas almejam a criação de um centro de capoeira no estado, que serviria como um espaço adequado para treinamentos, reuniões e eventos, contribuindo para elevar a qualidade do trabalho desempenhado.

“É fundamental que reconheçamos a importância da capoeira como uma ferramenta de educação e inclusão, bem como a necessidade de apoio financeiro para os profissionais que se dedicam a essa arte. Além disso, a criação de um centro de capoeira seria um passo significativo para fortalecer essa manifestação cultural e esportiva no Acre, proporcionando um local apropriado para sua prática e desenvolvimento, enquanto também reduzindo a dependência de ajuda externa para a realização de eventos. Portanto, é muito importante e necessário que os nossos representantes políticos considerem seriamente essas demandas e reconheçam o potencial da capoeira como um meio de enriquecer a educação e a cultura local. Contamos com a ajuda de vocês”, disse o mestre Caboquinho.

Em suas considerações finais, o deputado Pedro Longo se comprometeu em buscar soluções para as reivindicações do movimento. “A capoeira é um patrimônio imaterial e uma expressão cultural brasileira, também um emblema da resistência negra durante a escravidão. No Acre, assim como em todos os lugares onde é praticada, ela desempenha um papel fundamental na sociedade, não sendo apenas uma prática esportiva, mas um veículo de transformação social. Por isso, me comprometo em ser um defensor dessa arte, sempre pautando melhorias para ela neste parlamento”, assegurou.

Ao final da solenidade, mestres da Liga Acreana de Capoeira também foram agraciados com diplomas de reconhecimento pela contribuição à cultura e ao esporte no Acre.

Texto: Andressa Oliveira e Mircléia Magalhães
Fotos: Sérgio Vale