Antonia Sales destaca reunião da Comissão de Saúde e demonstra preocupação com tratamento do câncer no Estado

Em discurso proferido na sessão desta quarta-feira (20), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a deputada Antonia Sales (MDB) destacou a reunião realizada mais cedo pela Comissão de Saúde e que segundo ela, trouxe à luz os desafios enfrentados pelos gestores de saúde no atendimento a pacientes com câncer no estado. De acordo com a parlamentar, a explanação dos médicos que cuidam do Unacon, o Hospital de Referência em Oncologia, durante o encontro, revelou uma realidade que causa apreensão e preocupação.

“A narrativa dos profissionais de saúde presentes na reunião deixou claro que a situação exige ação imediata. O medo de adoecer e depender de um sistema de saúde que muitas vezes não consegue oferecer o tratamento adequado paira sobre todos nós. É doloroso para um médico testemunhar essas dificuldades e sentir-se impotente diante delas, mas é na esfera política que surge a oportunidade de dar voz a essas questões”, disse.

A emedebista falou ainda sobre a atuação da ex-deputada federal Jéssica Sales, no setor de saúde do Estado. “A minha filha Jéssica, que também é médica, demonstrou seu compromisso com o setor em seus dois mandatos. Sua destinação de R$ 16 milhões para a reforma e ampliação do Unacon, bem como para a aquisição de equipamentos, é um exemplo disso. O novo Unacon está em processo de execução e isso nos deixa muito felizes. No entanto, a velocidade desse processo é uma preocupação, já que para os pacientes com câncer, o tempo é precioso, e o tratamento não pode esperar”, complementou.

Para a deputada, a notícia de que um novo hospital está em construção com mais leitos é motivo de esperança, mas que a agilidade na execução é fundamental para garantir que os pacientes tenham acesso ao tratamento de que precisam rapidamente. “O esforço de Jessica Sales em direção a uma melhoria significativa no atendimento oncológico é um alento para aqueles que enfrentam essa dura jornada. Esses novos leitos serão muito bem vindos”, salientou.

Além do Unacon, o discurso de Antonia Sales também destaca a difícil situação do Tratamento Fora de Domicílio (TFD). “As pessoas que dependem desse sistema enfrentam uma demanda reprimida que começa nos hospitais locais e se estende até a espera por atendimento em outros centros. Crianças e adolescentes estão entre os mais afetados, muitas vezes sem leitos disponíveis para acolhê-los. A espera prolongada mina a esperança daqueles que necessitam de assistência médica urgente. Este é um apelo para que a atenção à saúde no estado seja revigorada. Os desafios são reais, mas com ação política e investimentos adequados, podemos garantir um atendimento mais eficaz e compassivo para todos os cidadãos que dependem do sistema de saúde”, finalizou a deputada.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale