Comissão de Saúde da Aleac se reúne para avaliar a assistência a pacientes com câncer no Estado

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), sob a presidência do deputado Adailton Cruz (PSB), realizou uma reunião na manhã desta quarta-feira (20) para abordar questões cruciais relacionadas à assistência médica oferecida aos pacientes oncológicos no Estado. Durante a reunião, foram discutidas políticas públicas, desafios estruturais e a necessidade de aumentar o orçamento para a saúde.

O deputado Adailton Cruz destacou a preocupação da comissão com a saúde pública, especialmente no que diz respeito aos pacientes com câncer. Ao dá início ao debate, ele enfatizou a importância de avaliar o diagnóstico e o tratamento dessas pessoas.

O parlamentar expressou ainda a expectativa de um orçamento de R$ 2,5 bilhões para a saúde em 2024, a fim de atender à crescente demanda. “Vamos ver como a fatia do orçamento vai chegar aqui e se não vier como a gente espera, vamos fazer uma discussão de como enxugar para outras áreas para melhorar a saúde. Não há como melhorar o atendimento sem financiamento adequado”, afirmou o deputado.

Em seguida, Jean Marcos, membro do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado, compartilhou sua experiência pessoal com o tratamento de sua mãe, que luta contra o câncer. Ele descreveu as dificuldades enfrentadas pelos pacientes, incluindo a falta de estrutura, medicamentos e médicos. Jean enfatizou também a necessidade de um hospital melhor equipado para atender a essas pessoas.

“Estrutura não tem. E muitas vezes os pacientes não são atendidos por falta de medicamentos e as veze por falta de médicos. Essas pessoas sofrem diariamente e ainda tem que enfrentar uma fila enorme para ser atendido. O hospital oncológico do Acre é um caso sério, não tem estrutura para atender o povo”, disse.

Em sua fala, Luana Araújo, diretora-geral do Centro de Controle Oncológico do Estado (Cecon), ressaltou que o núcleo vai além do diagnóstico de câncer de colo e mama e está trabalhando para recuperar sua identidade. Ela mencionou esforços para ampliar o atendimento no interior do estado, visando evitar que os pacientes tenham que viajar para Rio Branco em busca de tratamento.

“Mesmo com as dificuldades que temos estamos trabalhando para ampliar o atendimento no interior, para que tenhamos um núcleo no Juruá por exemplo, para que os pacientes não tenham que se deslocar para rio branco. Ampliamos consideravelmente também a quantidade de consultas e estamos trabalhando diariamente para diminuir as filas”, enfatizou.

Já o médico oncologista, Rafael Carvalho, enfatizou a complexidade da rede de assistência e identificou o problema estrutural como o mais grave. Ele compartilhou dados alarmantes sobre o aumento da incidência de câncer e a sobrecarga do Hospital Oncológico do Acre. O Dr. Rafael também ressaltou a importância do diagnóstico precoce e do investimento em tratamento para reduzir o número de mortes.

“A demanda estrutural é sem dúvida o maior problema. O Unacon foi formado em 2007, e com o passar do tempo a demanda aumentou, já são 16 anos de atuação. Cada ano a incidência de casos de câncer aumenta, estamos batendo mais de mil casos novos por ano, só de óbitos, são em torno de 500 por ano. Então a estrutura está sobrecarregada. São dez salas de consultórios e estão sempre lotadas. Realizamos mais de 60 consultas por semana e ainda assim, é demanda é imensa”, pontuou.

O Dr. Fernando de Abreu Sampaio, representando na ocasião a Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre), destacou os esforços do Secretário de Saúde, Pedro Pascoal, na resolução dos desafios enfrentados pelos pacientes portadores de câncer. Ele ressaltou ainda a conquista de um novo tomógrafo e a melhoria gradual na infraestrutura do Unacon, incluindo um novo prédio em construção.

No entanto, Sampaio mencionou obstáculos no caminho, relacionados a atrasos na execução de um projeto de expansão do Unacon, que deveria estar em operação em 2023, mas enfrentou contratempos devido a problemas de comunicação com o Ministério da Saúde. Fernando enfatizou ainda a importância da superação desses desafios e da habilitação para garantir que os pacientes sejam acolhidos adequadamente.

“O projeto de expansão do Unacon é um avanço significativo para o estado, com um prédio de dois pisos planejado, que incluirá 16 ambulatórios, 40 leitos, salas de centro cirúrgico e nove centros de emergência nós conseguiremos ampliar os nossos atendimentos. Apesar das dificuldades e atrasos passados, nós tivemos progressos importantes e estamos trabalhando para atender todos os requisitos de habilitação até 30 de outubro e finalmente poder ter o nosso novo prédio. Essa iniciativa visa melhorar o atendimento e o suporte aos pacientes com câncer, demonstrando o compromisso contínuo da Sesacre em fortalecer o sistema de saúde do estado”, salientou.

A reunião da Comissão de Saúde da Aleac foi marcada por depoimentos impactantes e discussões sobre como melhorar a assistência aos pacientes oncológicos do estado. A questão do financiamento e da infraestrutura emergiu como áreas críticas que precisam ser abordadas para garantir um atendimento adequado a essas pessoas. O deputado Adailton Cruz finalizou a reunião afirmando que a comissão permanecerá comprometida em buscar soluções para esses desafios, visando um futuro mais promissor para os pacientes com câncer no Acre.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Ismael Medeiros