Adailton Cruz fala sobre pagamento do piso da enfermagem “Até o final de setembro essa questão será resolvida”
Em discurso na sessão desta terça-feira (12), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) o deputado Adailton Cruz (PSB), agradeceu aos membros da comissão de saúde e aos secretários de planejamento e de saúde por suas contribuições à agenda realizada mais cedo que discutiu a questão do piso nacional da enfermagem. O parlamentar também abordou importantes questões relacionadas aos trabalhadores da área da saúde e as melhorias necessárias nesse setor.
O deputado lamentou que, embora as negociações sobre o piso salarial estejam em andamento, o resultado provavelmente não atenderá completamente às expectativas dos profissionais da Fundhacre, Sesacre e Igesac. Ele reconheceu que a realidade pode não ser tão favorável quanto gostariam, mas prometeu lutar incansavelmente para garantir que até o final do mês, haja o máximo de ganho possível no piso da categoria.
Ele também mencionou a agenda futura, incluindo reuniões com a PGE (Procuradoria Geral do Estado), destacando a importância de continuar pressionando por melhores condições salariais e uma jornada de trabalho máxima de 30 horas.
“Quero dizer aos nossos servidores de enfermagem que até o final setembro deve estar sendo resolvido definitivamente a questão do piso dos nossos colegas trabalhadores, infelizmente não da forma que gostaríamos, e nem da forma que a gente sonha. A esperança que os servidores da Fundhacre, Sesacre e Igesac tinham de ter aí pelo menos R$ 200 ou R$ 300 a mais no piso não vai acontecer. Mas, vamos fazer o que tiver ao nosso alcance para que tenhamos o máximo de ganho, e para que essa realidade mude com jornada especifica máxima de 30 horas”, disse.
Além disso, Adailton Cruz trouxe boas notícias para os trabalhadores e pacientes do INTO (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia). Ele anunciou a instalação bem-sucedida de aparelhos de ar condicionado e de na sala de sessão de fisioterapia do INTO, melhorando significativamente o conforto térmico e o bem-estar dos pacientes. “Fiquei feliz com a notícia do secretário de saúde sobre a instalação desses aparelhos. Aquela sensação de 45 graus que fez muitos pacientes passarem mal está superada, graças a Deus”, enfatizou.
O deputado encerrou seu discurso com uma mensagem de esperança e determinação, reiterando seu compromisso em fazer tudo o que estiver ao seu alcance para melhorar as condições de trabalho dos profissionais da saúde e assegurar um atendimento de qualidade à população.
Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac
Foto: Sérgio Vale