Edvaldo Magalhães denuncia crise na educação em Marechal Thaumaturgo devido ao atraso no pagamento do transporte escolar

Na sessão ordinária desta terça-feira (12) o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), denunciou que devido à falta de pagamento do transporte escolar, alunos do ensino médio de Marechal Thaumaturgo estão há quase um mês sem aula. Em seu discurso, o parlamentar também destacou a queda preocupante nos resultados educacionais do Acre nos últimos anos, uma vez que o Estado, que já figurou entre os dez melhores do país, agora ocupa a penúltima posição.

“A crise educacional na região é evidenciada pelo descaso enfrentado pelo município, que abriga duas importantes escolas de ensino médio, Geraldo Pinto e Elvira Ferreira Gomes, além de seus respectivos anexos comunitários. Lamentavelmente, todas as salas de ensino médio estão paralisadas, privando os estudantes de acesso à educação de qualidade, pois a Secretaria Educação Estadual não está honrando seus compromissos”, iniciou.

Magalhães pontuou que os atrasos de pagamento chegaram a tal ponto que os barqueiros, responsáveis pelo transporte dos alunos, não conseguem sequer comprar combustível para suas embarcações. Isso resultou em um cenário alarmante, com aproximadamente 90% dos alunos do ensino médio do município sem aulas há quase um mês.

“Essa crise educacional não é isolada e pode ser vista em diversas áreas rurais de municípios acreanos. Recebi o depoimento de uma mãe que vive em Tarauacá, denunciando que seu filho está há um ano sem aulas devido à falta de professores para o 5º ano”, denunciou.

Edvaldo afirmou que a situação da educação em Marechal Thaumaturgo e em outras partes do Acre exige uma ação urgente por parte das autoridades competentes. “A necessidade de investimentos na estrutura educacional, no pagamento em dia do transporte escolar e na contratação de professores, serve para garantir que os jovens acreanos tenham acesso a uma educação de qualidade, essencial para o desenvolvimento de suas vidas e do Estado como um todo. Esta é uma situação que exige a atenção imediata de todos os parlamentares”.

Ao final de seu discurso, Magalhães expôs uma denúncia que recebeu acerca dos cortes de servidores da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

“Tem um ditado que diz que a corda só arrebenta do lado mais fraco e o governador optou por uma série de medidas de contenção de gastos. Ele cortou os cargos indicados pela deputada Michelle Melo e logo em seguida os substituiu por outros. Mas vejam só a denúncia que recebi dos cortes na Secretaria de Assistência Social, eram 20 terceirizados, cortaram 15, ia ficar só 5. Um desses cortados, me pedindo sigilo, mandou planilhas dizendo que o diretor administrativo Antônio Lucas da Silva tomou uma providência de manter a esposa, Andreia Costa dos Santos, como terceirizada. Segundo a denúncia, ela mora em Senador Guiomard e nunca veio prestar serviço na referida Secretaria, mas mesmo assim, o diretor a manteve e cortou quem de fato trabalhava”, denunciou.

Pela denúncia exposta, Magalhães apresentou um requerimento que deverá ser encaminhado à referida Secretaria solicitando informações sobre a contratação de Andreia e também a lista de ponto de todos os meses em que a servidora tem atuado.

Texto: Andressa Oliveira

Foto: Sérgio Vale