Afonso Fernandes tranquiliza agentes socioeducativos sobre PEC do governo do Estado “Não entrará na pauta nesse semestre”

Em discurso na sessão desta quarta-feira (5) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Afonso Fernandes (PL) tranquilizou os agentes socioeducativos que acompanhavam a sessão do Salão Marina Silva e que protestavam contra a Proposta de Emenda à Constituição do Estado do Acre que visa retirar o Instituto Socioeducativo do Estado do Acre (ISE) da Segurança Pública e inseri-lo na Assistência Social.

O parlamentar disse que recebeu a garantia dos deputados que compõem a Mesa Diretora da Aleac, de que a proposta não será discutida neste semestre. “Esse é um assunto que deve ser tratado com muita calma, sem atropelamentos. Precisamos ter muito cuidado ao tratar disso nesta casa. Hoje, a finalidade do ISE não é só a ressocialização, mas, sim segurança pública. Neste sentido, nós precisamos buscar um entendimento para que a gente não faça as coisas no afogadilho. Vocês têm a minha garantia de que essa PEC não será colocada em pauta agora”, disse.

Ainda segundo o deputado, a PEC só será apreciada no parlamento acreano após a realização de um amplo debate com os autores que compõem o sistema de segurança pública. “Primeiro vamos discutir a proposta com os atores envolvidos no sistema de segurança, governo do Estado e ação social. Só depois disso, vamos tirar uma decisão do que é melhor para o ISE. Inclusive, vamos envolver no debate todas as instituições ligadas ao Estado como o Ministério Público por exemplo”, complementou.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale