Comissão de Serviço Público da Aleac se reúne com representantes do IBGE no Acre

A Comissão Serviço Público, Trabalho e Municipalismo da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), se reuniu na manhã desta quarta-feira (21), com diretores de Geociência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do Acre e Rio de Janeiro. Na pauta, a atualização dos limites municipais e divisas estaduais.

Na ocasião, os técnicos do IBGE fizeram uma apresentação de um Acordo de Cooperação Técnica que está sendo elaborado e que, em breve, será firmado junto à (Seplag).

“Solicitamos essa reunião no âmbito da Comissão de Serviço Público para apresentarmos a minuta deste ACT que em breve será firmado com a Seplag. Desde já agradeço a atenção dos senhores deputados dispensada ao presente assunto e pela consideração dada a esta solicitação”, agradeceu o Superintendente Estadual do IBGE, Marco Fábio.

Em sua fala, Roberto Tavares, que atua na coordenação de estruturas territoriais, pontuou que o intuito da reunião é fortalecer os laços do IBGE com o executivo e o legislativo. Disse ainda, que a estrutura do Instituto precisa ser fundamentada.

“É muito importante estarmos aqui para transmitirmos nossas preocupações e recebermos um apoio legislativo devido. O IBGE não tem mais competência legal quanto a limites, então quando trabalhamos com isso, ficamos associados a uma função geográfica. Para que o Instituto não sofra impactos imediatos, precisamos fundamentar toda a sua estrutura. Queremos fortalecer os laços do IBGE com o Estado”, disse.

O vice-presidente da comissão, deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), destacou a importância da pauta. “O que eles estão trazendo hoje para esse encontro são informações importantes do IBGE. Acho fundamental que a gente tome conhecimento desse trabalho que estão realizando. Estamos aqui para darmos todo apoio legislativo”, frisou.

Durante a apresentação, os técnicos destacaram tópicos como a Dinâmica da Divisão Territorial Brasileira Político Administrativa no Brasil; dimensões dos Fatores que pressionam os limites legais ao longo do tempo; diversidade de ocupação territorial; divergências mais comuns sobre limites e como são tratadas pelo IBGE; limites municipais e Limites distritais.

Texto: Mircléia Magalhães

Foto: Sérgio Vale