loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputada Eliane Sinhasique diz que governo não está dialogando com professores

sinhasique070715A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) lamentou durante a sessão desta terça-feira (7), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), que tenha havia queda nos investimentos destinados à Educação no Estado, principalmente Nos recursos destinados para a melhoria dos salários dos professores e do corpo técnico. Ela pediu a abertura do diálogo por parte do governo do Estado com a classe trabalhadora.

“Quero falar de outra violência, a violência praticada contra os trabalhadores em Educação. O governo não tem acenado nem com a abertura do diálogo para as reivindicações. Eles estão sem reajustes desde 2011. O Sindicato diz que não há diálogo. Eu quero me solidarizar com os professores porque numa pátria educadora não podemos admitir a redução em investimentos em pessoal”, completou.

Sinhasique manifestou apoio irrestrito aos profissionais em Educação e disse que o movimento grevista é legítimo. “Nós apoiamos essa greve. Que o governo abra esse canal, esse diálogo. Ontem a cidade parou porque o governo não negocia. Porque não negociar, um governo que chegou por meio do voto do trabalhador?”, salienta a deputada peemedebista.

As principais pautas de reivindicações do Sinteac são: a reposição salarial, valorização do desempenho profissional (VDP), revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), além da equiparação salarial dos professores provisórios aos efetivos.

Depois de longo debate a respeito do assunto, Eliane Sinhasique questionou, durante o Grande Expediente, o deputado Lourival Marques (PT) para que esse apresentasse a proposta sugerida pelo governo aos profissionais em Educação.

“Quero aproveitar a oportunidade para perguntar ao deputado Lourival Marques qual é a proposta concreta do governo para colocar fim à greve dos servidores da Educação? O que vemos é o contrário dos discursos proferidos por vossas excelências. Ontem mesmo os sindicatos fecharam as ruas aqui da capital”, ratifica.

A parlamentar acreana se solidarizou com a família do ex-prefeito de Porto Acre João Asfury, assassinado no último final de semana. Ela disse que Asfury foi um homem que sempre esteve compromissado com a população de Porto Acre.

“João Asfury era um homem preocupado com o município. Ele morreu preocupado com a segurança do município de Porto Acre. Essas famílias desestruturadas têm criados seres criminosos. Lamentamos muito. Pedimos e fazemos coro para que o governo do Estado tome providências”, ressalta.