Escola do Legislativo acreano promove oficina sobre comportamento, imagem pública e cerimonial

A Escola do Legislativo Acreano deu início nesta quarta-feira (24) ao curso de Comportamento e Imagem Pública Cerimonial no Ambiente Legislativo, ministrado pelo Francisco Etelvino Biondo, analista legislativo e Relações Públicas do Senado Federal e coordenador do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB).

O curso é uma parceria entre o Senado Federal e a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). O objetivo é apresentar o impacto do cerimonial na imagem da instituição, abordando também questões relativas a protocolo e comunicação.

O presidente do parlamento acreano, deputado Luiz Gonzaga (PSDB), marcou presença na aula inaugural. O parlamentar destacou a importância das Oficinas Interlegis frisando que a Aleac tem trabalhando desde a gestão anterior, com o objetivo de garantir inclusão social pela educação e ampliar a oferta de cursos que antes eram realizados só em Rio Branco.

“Estou muito contente com a realização desses cursos. A Aleac tem trabalhado para garantir a realização de oficinas e capacitação para todos os municípios do estado, dando oportunidade para todos. Essa parceria do Legislativo Acreano com o Senado Federal tem rendido bons frutos”, disse.

Luiz Gonzaga enalteceu ainda o trabalho que a Escola Legislativa tem desenvolvido. “A nossa Escola atualmente oferece vários cursos como o Pré-Enem, curso de Libras, Técnica Vocal entre outros. Todos voltados para a comunidade carente do Estado. Isso nos enche de orgulho”, complementou Gonzaga.

O instrutor do curso, Francisco Etelvino Biondo disse que é sempre prazeroso ministrar as oficinas no Estado. Biondo frisou ainda que mesmo não sendo possível discutir tudo sobre cerimonial em três dias ele se esforça ao máximo para ser o mais abrangente possível.

“Mesmo o curso durando apenas três dias, eu dou tudo de mim para ser o mais abrangente possível, para passar o máximo de conhecimento. O meu desejo é que os servidores do legislativo e executivo saiam daqui com uma bagagem de conhecimento grande”, frisou.

Para a diretora da Escola do Legislativo acreano, Rachel Farias, a oficina é o momento de trazer um novo conhecimento para os cerimonialistas que atuam nas casas legislativas.

“A ideia dessa oficina é atualizar os servidores a respeito do tema, mostrando as ferramentas básicas para um planejamento organizacional. Quem participar, vai concluir o curso com um aprendizado incrível”, disse a diretora da Escola do Legislativo Acreano, Rachel Farias.

Além dos servidores da Assembleia Legislativa, participaram do primeiro dia de oficina servidores das Câmaras Municipais de Epitaciolândia, Senador Guiomard, Acrelândia, Bujari, Feijó e Xapuri. A duração da oficina é de três dias e ocorrerá nos dias 24, 25 e 26 de maio, Público alvo: parlamentares e servidores das casas legislativas.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Fotos: Sérgio Vale