loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Raimundinho da Saúde quer reconhecimento da profissão de condutor de ambulância

raimundinho020715O deputado Raimundinho da Saúde (PTN) apresentou na sessão desta quinta-feira (2) anteprojeto de lei ao governo do Estado que dispõe sobre “O reconhecimento da profissão de condutor de ambulância no âmbito do Estado do Acre, conforme estabelece a Lei Federal 12.998/14”.

Se aprovado o anteprojeto, ficará assegurado a disponibilização de vagas específicas para condutores de ambulâncias quando da realização de concurso público gerido pelo governo do Estado.

Os funcionários públicos efetivos que exercem o cargo de motorista, lotados junto à Secretaria Estadual de Saúde e estejam exercendo a função como condutor de ambulância devem manifestar-se por escrito, no prazo máximo de 120 dias após a publicação desta lei, se querem ingressar no cargo de condutor de ambulância ou se pretendem permanecer no cargo de motorista.

Segundo o deputado, o objetivo da matéria é obedecer às leis federais que tratam do assunto, bem como colocar os profissionais devidamente qualificados para exercer esse cargo que é diferenciado.

“A ambulância é um transporte de pessoas debilitadas que precisa ser conduzida de forma rápida e segura para a unidade hospitalar. Em um eventual sinistro, o condutor precisa estar tecnicamente preparado para prestar o apoio devido aos demais membros da equipe”, explicou.

Raimundinho da Saúde pediu celeridade na aprovação da matéria, afirmando que o Estado deve fazer um concurso público o mais rápido possível para convocar um número considerável desses trabalhadores.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac