loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Comissão de Legislação Agrária da Aleac recebe produtores da comunidade Maria Paiva Moura

comagraria010715A Comissão de Legislação Agrária da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) recebeu no início da manhã desta quarta-feira (1º) uma comissão de produtores rurais da comunidade agrícola Maria Paiva Moura, localizada na estrada de Porto Acre, km 7.

Em pauta, os produtores querem o andamento do processo que tramita no Judiciário acreano que trata sobre a legalidade da posse da terra. Segundo eles, a terra é de propriedade do Estado do Acre, mas foi ocupada por um fazendeiro que questiona a posse da terra e obteve a reintegração da área.

Os produtores recorreram da decisão e pedem agora o andamento do processo. O presidente da Associação de Produtores Rurais da localidade, Rosenildo Araújo, disse que com a decisão judicial de reintegração de posse todas as plantações que haviam foram destruídas e atualmente eles se encontram acampados à beira do ramal que dá acesso ao local.

“Estamos há seis meses na beira da estrada. Estamos com o processo na Justiça porque essa terra é do Estado. Também não foi marcada nenhuma audiência de instrução até o momento para discutirmos o caso”, disse ele.

O presidente da Comissão de Legislação Agrária em exercício, Nelson Sales (PV), ratificou a mediação de uma conversa entre os produtores e a Comissão Estadual de Monitoramento e Resolução de Conflitos Fundiários, Urbanos e Rurais do Tribunal de Justiça do Acre para tratar o assunto.

“Tenho certeza que a doutora Zenice Mota vai verificar essa situação com atenção. Ela é do diálogo e muito competente no que faz”, pontuou Nelson Sales.

Jesus Sérgio (PDT) sugeriu que a Comissão de Legislação Agrária consultasse o Instituto de Terras do Acre (Iteracre) para ver a legalidade da terra. Ele frisou que caso a terra seja do Estado é necessário o cumprimento da lei que versa sobre terras públicas.

“Penso que um busca junto ao Iteracre seria interessante para ajudar a esclarecer e vermos a situação dessa terra”, assegura.