loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Clodoaldo Rodrigues apresenta projeto de lei que implanta telessaúde no Acre

O deputado Clodoaldo Rodrigues (Republicanos), apresentou na sessão desta quinta-feira (4), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o projeto de lei que disciplina a utilização da prática de Telessaúde no Estado. Segundo ele, é um grande benefício para a população ter a possibilidade de atendimento de saúde à distância, especialmente em cidades pequenas que têm dificuldades para ter consultas com especialistas.

O parlamentar frisou ainda que a iniciativa vai desafogar o sistema de Saúde. “Com esse sistema será possível consultar por telefone, apresentar exames e muito mais. Quem ganha é a população, com mais rapidez no diagnóstico, o que pode agilizar o tratamento e até salvar vidas. Imagina quem mora em Porto Walter? Como vai facilitar a vida dos moradores de lá”, disse.

O deputado do Republicanos fez duras críticas ao TFD (Tratamento Fora de Domicílio). “Hoje, o grande problema de quem mora no interior é essa questão do TFD. É o que podemos chamar de fila da morte. Isso é um descaso. Eu não culpo os funcionários, eu tenho tido uma boa relação lá, mas é muito difícil conseguir. Pacientes com câncer, a doença só agrava rápido, O que eu mais questiono é essa forma de facilitar para uns e para outros não. Tem que ser tratamento igual para todos”, disse.

Clodoaldo Rodrigues acredita na aprovação da matéria, que de acordo com ele, já é uma realidade em muitos estados brasileiros. “Disciplina a telemedicina no Estado. Às vezes consultas que podem ser feitas por esse sistema aqui, a pessoa só precisa ter internet boa”, acrescentou.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale