Edvaldo Magalhães se solidariza com servidores que cobram do governo realinhamento salarial

Em discurso na sessão desta quinta-feira (20), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) voltou a defender a imediata discussão dos planos de cargos, carreiras e salários dos servidores públicos do Estado que ganham até menos que um salário mínimo. Ele se solidarizou com os servidores públicos de diversas categorias que acompanhavam a sessão do Salão Marina Silva e que cobram do executivo estadual o realinhamento salarial.

Para o oposicionista, a discussão precisa ser feita antes do dia 30 de abril, quando será divulgado o novo relatório da situação fiscal do Acre, que pode colocar o estado novamente abaixo do limite prudencial.

“O governo foi ágil, ligeiro, apressado e neste aspecto eficiente. Aprovou um projeto a toque de caixa, criou secretaria e ainda aprovaram uma ilegalidade de criar mais cargos comissionados quando quiser. Isso vai comer o saldo fiscal. Quando chegar dia 30, ele vai dizer para vocês, funcionários que estão recebendo menos de um salário mínimo, aquela velha frase: ‘olha, infelizmente, a Lei de Responsabilidade Fiscal não permite mexer nos planos agora. Mas, podem olhar do Diário Oficial hoje como tem um monte de nomeações”, disse.

O parlamentar frisou ainda que o clamor dos servidores públicos exige não apenas solidariedade, mas, atitudes por parte do Legislativo e do Executivo. “Tem várias formas de resolver essa situação, a primeira delas, é quando for discutir a tabelinha, é preciso garantir as progressões do tempo de serviço e da formação das pessoas. O outro ponto é com relação aos companheiros da Lei Cartaxo. Não saiam desta Casa na próxima terça e na quarta-feira porque a vida de vocês vai estar sendo resolvida na terça ou na quarta”, disse Edvaldo Magalhães.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale