loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Comissão Mista da Aleac recebe policiais militares e bombeiros e garante diálogo com o Executivo

compmbombeiros300615O presidente do Poder Legislativo do Acre, deputado Ney Amorim (PT), suspendeu a sessão desta terça-feira (30) para garantir aos bombeiros e policiais militares o recebimento e o devido encaminhamento das pautas trazidas por eles. A sessão foi suspensa após o Grande Expediente e uma Comissão Mista foi formada para recebê-los.

A reunião aconteceu na Sala das Comissões e foi presidida pelo presidente da Comissão de Segurança Pública da Aleac, deputado Josa da Farmácia (PTN). Membros da Comissão de Serviço Público, que é presidida pela deputada Dra. Juliana (PRB), também participaram da reunião.

Na ocasião, os policiais militares apresentaram uma série de reivindicações aos parlamentares. Dentre elas, o aumento salarial através da reestruturação/reenquadramento da carreira do militar estadual, com o fim do “achatamento salarial”, regulamentação com redução, por lei, da carga horária semanal de trabalho praticada e a correção do Art. 13 da LC nº 164/2006, que trata da regulamentação da promoção a cabos e terceiros sargentos PM/BM.

O presidente da AME – Associação dos militares do Acre, Joelson Dias, informou que a data-base para as negociações com o governo é o mês de maio, mas que até o momento a categoria não conseguiu discutir a pauta de reivindicações com a equipe governista.

“Viemos buscar o apoio de vocês, parlamentares, porque estamos buscando desde janeiro oportunidades de chegar a um consenso junto à equipe de governo, mas, infelizmente, todos os esforços feitos até aqui não foram suficientes para demover as pautas protocoladas”, disse.

Raimundinho da Saúde (PTN) disse que a praticidade deveria ser a palavra de ordem das reuniões. Ele sugeriu que a Comissão entrasse em contato com a equipe de governo do Estado para agendar uma nova reunião com o intuito de discutir junto com os policiais militares a pauta em discussão.

A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) se colocou à disposição da categoria, garantindo apoio dos parlamentares a toda pauta de reivindicação apresentada pelas entidades representativas do Corpo de Bombeiros e da PM. “Algumas reivindicações cabem somente ao governo do Estado atender, mas as que forem de competência do Legislativo nós já podemos dar o devido encaminhamento”, sugeriu.

Ao término da reunião, o deputado Josa da Farmácia fez uma explanação sobre os encaminhamentos possíveis e ficou acertado que a Comissão entrará em contato com a equipe de governo para agendar uma reunião para amanhã (1º). “Trata-se de uma série de reivindicações que precisam de uma atenção maior do governo, como o reajuste salarial, por exemplo. Vamos entrar em contato ainda hoje com o Executivo para marcar uma reunião ainda para amanhã”, informou.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac