loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Adailton Cruz comemora assinatura de projeto que garante pagamento do piso nacional da enfermagem

O deputado Adailton Cruz (PSB), parabenizou na sessão desta quarta-feira (19), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por ter assinado na última terça-feira (18), o projeto de lei para viabilizar o pagamento do piso nacional da enfermagem. O projeto, que será analisado pelo Congresso Nacional, abrirá espaço no orçamento para assegurar o pagamento do piso a enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras.

O parlamentar frisou que o texto abre crédito especial ao Orçamento da Seguridade Social da União, no valor de R$ 7,3 bilhões, em favor do Ministério da Saúde. “Meu reconhecimento a essa categoria da qual faço parte, ao presidente Lula e aos sindicatos de enfermagem por essa importante conquista. Que essa medida seja homologada o mais rápido possível. Nossos bravos enfermeiros merecem demais”, disse.

Adailton Cruz também se solidarizou com os enfermeiros aprovados no Cadastro de Reserva do concurso da Sesacre, do ano passado, que pedem a convocação total do CR. Ele disse que protocolará um requerimento solicitando a realização de uma audiência pública para tratar sobre o Plano de Carreira dos servidores da Secretaria de Estado de Saúde. O deputado informou que a reunião irá servir para que a equipe de governo discuta a reserva orçamentária para criar o plano. “Hoje os cálculos brutos para implantar as mudanças são de R$ 250 milhões”, frisou.

Adailton Cruz defendeu ainda a resolução do problema de desvio de função no quadro da enfermagem do Estado. “45% dos profissionais que estão no quadro não entraram como profissional de enfermagem e isso precisa ser resolvido o mais rápido possível, até para garantir os direitos desses trabalhadores”, enfatizou.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale