loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Chico Viga afirma que estuda novo PL para barrar cobrança de cartórios na verificação de pendências no nome de pessoas físicas

Em pronunciamento na sessão desta terça-feira (18), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Chico Viga (PDT), disse que estuda um novo projeto de lei para barrar a cobrança por parte de cartórios na verificação de pendências no nome de pessoas físicas, como protestos.

“Está sendo cobrada uma taxa de R$ 50,00 só pela consulta ao sistema, isso é um absurdo. Fui ontem ao Cartório e me deparei com um senhor que teve que pagar esse valor só para o atendente fazer a consulta da sua dívida. Não acho justo o consumidor que atrasar a conta de energia, por exemplo, ter que pagar os serviços dos cartórios de protesto. Isso é um absurdo”, afirmou.

Chico Viga disse ainda que uma lei de sua autoria está sendo descumprida pela Energisa. Ele frisou que a concessionária está cobrando por estimativa e cobrou uma fiscalização mais concisa sobre o caso por parte dos órgãos fiscalizadores. “Não está sendo cumprida esta lei. Tem uma lei minha nesta Casa acabando com a cobrança por estimativa”, lembrou.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale