loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Manoel Moraes diz que atuação do Ibama no Acre é descabida

Os embargos expedidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), a produtores rurais e empresários do ramo madeireiro no Estado, foi tema do discurso do deputado Manoel Moraes (PP) durante sessão desta terça-feira (11).

O parlamentar classifica a atuação do órgão fiscalizador como arbitrária e descabida e pede que o governo intervenha por um prazo maior e um estudo detalhado desses embargos.

“O Acre não tem bandido do desmate, ou não teríamos uma área de preservação tão grande, pois diferente de estados vizinhos, possuímos 87% de área protegida. Vir pessoas de Brasília tratar acreanos como bandidos é inaceitável”, asseverou.

Moraes pontuou que o Acre é o estado que mais preserva suas matas, portanto, a ação do Ibama é descabida. “Temos inclusive áreas em municípios que são inviabilizadas para produção. Existe na lei a possibilidade de se fazer reservas em outras áreas que não sejam as embargadas. O que não pode é chegar aqui tratando os pequenos produtores como se eles fossem bandidos”.  

Texto: Andressa Oliveira

Fotos: Sérgio Vale