loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputada Eliane Sinhasique questiona repasses do governo à Educação

eliane240615A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), durante sessão desta quarta-feira (24), para questionar o valor que está sendo repassado anualmente pelo governo do Estado ao setor educacional. Segundo a oposicionista, o governo estaria destinando um valor bem abaixo do que a Constituição assegura.

“Fizemos uma avaliação minuciosa e chegamos à conclusão de que o Acre gastou ano passado 26,03% com a Educação, quando na verdade deveria ter gastado 30% dos recursos como determina a nossa Constituição”, afirmou.

Ainda de acordo com a parlamentar, programas como “Promoção de Educação de Jovens e Adultos” e “Escola Indígena” não receberam recursos do governo.

“O que o governo está fazendo é inconstitucional. O levantamento mostrou que programas como Promoção e Educação de Jovens e Adultos e da Escola Indígena não receberam recursos governamentais ano passado. É preciso que haja uma política de valorização no setor educacional do Estado, se isso não acontecer muitos professores deixarão de exercer a profissão”, disse.

Quanto à greve dos servidores da Educação, a deputada também se manifestou. Os professores e funcionários das escolas estaduais reivindicam reajuste salarial, o pagamento do Programa de Valorização de desempenho Profissional (VDP) e do piso nacional para os funcionários de escolas. A categoria está em greve desde o dia 17 deste mês. Para a oposicionista as reivindicações são justas e devem ser atendidas.

“Sabemos que muitas escolas estão sofrendo com a falta de professores para lecionar determinadas matérias. Isso é bem compreensível levando em consideração que o salário dos professores não é nada atrativo, sem falar nas condições de trabalho que não são adequadas”, complementou.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac