loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Éber Machado questiona números de parlamentares em sessão que analisa LDO

eber230714O deputado Éber Machado (PSDC), autor da emenda que garante reajuste de 0,51% para a Defensoria Pública do Acre, questionou o número de deputados em plenário para a discussão sobre a LDO. O parlamentar disse que está sofrendo pressões, mas afirma que não retirará a emenda.

“Vejo aqui um quorum bem reduzido dos deputados e a gente está tentando entender o porquê disso. Essa emenda ela representa a defesa do povo do Acre, dos que não têm acesso à Justiça. Não adianta ficarem mandando recado para mim, não vou recuar nem me render às pressões”, ressaltou o deputado.

Ainda sobre as pressões que vem sofrendo, o deputado lembrou que foi eleito pelo povo acreano e que todos os deputados são iguais em direitos e deveres.”Fui eleito pelo povo, como cada um de vocês”, disse o parlamentar ao se referir aos colegas de Parlamento.

O parlamentar discordou dos deputados Astério Moreira (PEN) e Jamyl Asfury (PEN), que em certos momentos de seus discursos, afirmaram que o processo de discussão de reajuste para a Defensoria Pública foi mal conduzido. Éber Machado pontuou que apresentou diversos projetos em favor da Defensoria, sendo um deles o que garantia 5% da arrecadação dos cartórios para Defensoria Pública do Acre. O projeto não foi aprovado.

“Quero dizer ao deputado Astério Moreira, que disse que esse processo foi trabalhado de forma incompetente, que discordo veemente dele porque a Defensoria foi competente para fazer o atendimento de mais de 95% dos processos que tramitam nas Varas do Estado”.

Quanto ao deputado Jamyl Asfury (PEN), Éber Machado pediu para o parlamentar ser transparente em suas atitudes. “Deputado, se tiver que ser irresponsável, eu serei. Vossa Excelência tem as suas atitudes, Vossa Excelência fala por trás”, pontuou o deputado.