loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Comissão de Educação recebe Sinteac e reafirma compromisso com a Educação

reunicomedusinteac170615A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Acre recebeu na tarde desta quarta-feira (17) uma comissão de professores e dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Acre (Sinteac), que pretende acompanhar a tramitação do Plano Estadual de Educação (PEE), que está em sua fase final de discussão.

A presidente da Comissão de Educação da Aleac, deputada Leila Galvão (PT), disse que todos os esforços foram empreendidos para que o Plano seja o mais próximo dos anseios da comunidade escolar.

“Não estamos medindo esforços para que o nosso Plano Estadual de Educação seja uma realidade”, assegurou a parlamentar.

Já o relator da matéria na Comissão, deputado Daniel Zen (PT), disse que mais de 95% das sugestões advindas da sociedade e discutidas nas reuniões temáticas realizadas pela Comissão foram inseridas no Plano Estadual de Educação.

“Mais de 95% das sugestões foram acrescidas ao texto. Esse trabalho de verificação, coerência, de coesão está sendo feito pela Comissão de Educação. Já recebemos muitos documentos formais, várias sugestões via email”, disse Zen.

Ele ressalta que a incorporação ou não desses pontos caberá à análise dos membros da Comissão, mas que neste momento cabe à relatoria recolhê-los e discutir a sua viabilidade para a apreciação dos pares.

O deputado Eber Machado (PSDC) salientou que “é um árduo defensor dos professores”. Para ele não há formação em nenhuma área sem a figura do professor. Ele frisou ainda que não adianta ter um Plano de Educação perfeito se não houver a valorização dos professores e pessoal de apoio.

“Não adianta ter o melhor Plano de Educação, seja da Finlândia, mas se não houver a valorização dos professores e do corpo técnico de nada adianta. Então eu estou à disposição dos senhores para analisar cada projeto que chegar a esta Casa que beneficie os senhores”, enfatiza.

A presidente do Sinteac, Rosana Nascimento, acrescentou que categoria está atenta a elaboração do Plano e não somente isso, mas também à sua execução. Na oportunidade ela comunicou aos membros da Comissão de Educação que os servidores da Educação optaram por uma greve visando o reajuste salarial que, segundo ela, não é feito há quase 4 anos.