loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Comissão de Educação discute metas do PEE com representantes do Ensino Médio e EJA

comeduca110615A Comissão de Educação Cultura e Desporto da Aleac se reuniu na tarde desta quinta-feira (11) com professores, coordenadores pedagógicos, diretores e assistentes administrativos de escolas para analisar as metas previstas no Plano Estadual de Educação (PEE), para o decênio 2015-2024 para o Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O Plano vai reger a educação no Acre nos próximos dez anos, estabelecendo metas a serem alcançadas em todos os níveis e modalidades, desde a educação básica ao ensino superior.

De acordo com o relator do projeto, deputado Daniel Zen (PT), o objetivo do encontro é discutir o PEE com os educadores de todos os segmentos educacionais, buscando melhorias para o Plano de Educação. “O Plano Estadual de Educação é resultado de um processo de construção coletiva entre diversos órgãos e entidades na área da educação. Hoje, os professores do ensino médio e do EJA terão a oportunidade de fazer suas sugestões que ao final das reuniões temáticas serão anexadas como forma de um substitutivo ao projeto de lei, contendo todas as alterações devidas”, disse.

Uma das metas do Plano Estadual de Educação é universalizar até 2016 o atendimento escolar para toda população de 15 a 17 anos, com a estratégia de desenvolver até o final do primeiro ano de vigência do PEE a nova matriz curricular do ensino médio, definindo conteúdos curriculares obrigatórios.

Para o alcance dessa meta, o PEE se propõe a realizar programas de formação para coordenadores pedagógicos e professores com foco na construção e implementação de inovações didático-metodológicas que assegurem os direitos de aprendizagem dos alunos.

Quanto à Educação de Jovens e Adultos, o Plano Estadual de Educação se propõe a elevar a escolaridade média da população de 18 a 29 anos de modo a alcançar no mínimo 12 anos. Uma das estratégias do PEE é fortalecer o EJA através da educação profissional voltada para o mundo do trabalho para os segmentos populacionais que estão fora da escola.

O PEE também tem como meta elevar a taxa de alfabetização da população de 15% para 90%, até o final da vigência deste PEE , bem como elevar a taxa para 95%, reduzindo também o índice do analfabetismo funcional em 50%.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac