loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Nicolau Júnior destaca discurso de senador sobre aumento da violência no Estado

nicolau100615O deputado Nicolau Júnior (PP) destacou na sessão desta quarta-feira (10) o discurso feito pelo senador Gladson Cameli (PP), na tribuna do senado durante a sessão de ontem (9). Em pronunciamento o senador pediu providências ao governo federal para conter a criminalidade no Estado do Acre, especialmente o assassinato de jovens.

Durante discurso o senador relatou que atualmente o Acre registra 12 mortes por armas de fogo em cada grupo de 100 mil, mas na capital Rio Branco a taxa sobre para 14. E em relação a mortes de jovens na capital a taxa quase dobra, subindo para 26,6 homicídios por 100 mil habitantes.

Nicolau Júnior parabenizou Gladson Cameli pelo discurso ao mesmo tempo em que demonstrou preocupação com o aumento da violência no Estado. “Sabemos que a maioria destas mortes tem relação com o tráfico de drogas, uma das causas disso é a vulnerabilidade das fronteiras que facilita a ação dos traficantes”, disse.

O deputado falou da necessidade de equipar as fronteiras do Acre com profissionais e instrumentos modernos para prevenir o tráfico de drogas. “A violência assola todo o Acre, digo isso porque no Vale do Juruá não é diferente. Com uma fronteira de aproximadamente 2 mil quilômetros de extensão e apenas uma dezena de policiais federais fica mesmo impossível inibir a entrada de traficantes na região”, complementou.

Para concluir, Nicolau Júnior cobrou a apreciação do requerimento de sua autoria que solicita a presença do representante do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), no plenário do Parlamento acreano para falar das obras de recuperação da BR- 634. O deputado pediu que o requerimento fosse colocado na pauta de votação da próxima terça-feira (16).

“Peço que esse requerimento seja colocado na pauta de votação da semana que vem, precisamos saber o que o representante do DNIT tem a dizer sobre as obras da BR 364. Sugiro ainda que uma Comissão Especial formada por deputados de oposição e situação seja criada imediatamente para acompanhar as obras de recuperação da rodovia”, concluiu.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac