loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Chico Viga pede instalação de bueiro inteligente na cidade

Durante sessão ordinária realizada na manhã desta quarta-feira (29) o deputado Chico Viga (PDT), apresentou um Anteprojeto de Lei que prevê a implantação de bueiro inteligente na cidade, a fim de evitar o acúmulo de lixo e por consequência, enchentes.

Em seu discurso, o parlamentar explicou que essa é uma estrutura que deve ser incorporada aos bueiros tradicionais, com um cesto coletor capaz de impedir que o lixo das ruas cause entupimento e alagações. Frisou também que é de responsabilidade do poder público garantir que as vias, avenidas e logradouros estejam preparados para as temporadas de chuva.

“Os rios, igarapés e lagos vem recebendo cada vez mais detritos. Na tentativa de evitar prejuízos incalculáveis, é dever do poder público propor políticas que amenizem os impactos durante os períodos chuvosos. A cidades precisam se preparar para o período de chuva”, disse.

Chico Viga acrescentou que o bueiro inteligente funciona como um filtro, evitando o entupimento da rede de esgotos. Eles retém sólidos, impedindo que estes provoquem entupimento na rede pluvial.

“Esse projeto já foi implantado em diversos estados e por isso peço aos meus pares que olhem com carinho para esse anteprojeto, que pode ajudar a evitar tantos transtornos, como os que estamos enfrentando agora.”.

Texto: Andressa Oliveira

Fotos: Sérgio Vale