Aleac instala Frente Parlamentar em defesa da ponte que liga Rodrigues Alves a BR 364

Os deputados que compõem a Frente Parlamentar em defesa da construção da ponte que liga o município de Rodrigues Alves a BR-364, se reuniram na manhã desta quinta-feira (16) para tratar do assunto. A reunião foi conduzida pela deputada Maria Antônia (Progressistas). Em seu pronunciamento ela destacou a importância da construção da ponte para a população daquela região.

“Hoje, está oficialmente instalada a Frente Parlamentar em defesa da construção dessa ponte que é tão importante para as famílias do Juruá. Nós teremos os quatro anos do nosso mandato para lutar por essa causa. Nesse primeiro encontro, iremos traçar as metas para a elaboração dos trabalhos que iremos realizar”, disse.

A progressista frisou, ainda, que o objetivo da Frente Parlamentar é sensibilizar o governo Federal sobre a necessidade da ponte para o município. “Estamos falando de uma obra que não é barata e sem a ajuda do governo Federal não será possível tirarmos esse sonho do papel. A Frente Parlamentar vai ter uma atuação forte, firme. Vamos até o local onde a ponte será construída, vamos a Brasília tentar uma reunião com o ministro dos Transportes e com o presidente Lula. Faremos o possível para angariar recursos para essa obra que não custará menos de R$ 150 milhões”, acrescentou.

Em sua fala, Edvaldo Magalhães (PCdoB) ressaltou que a frente parlamentar é uma importante iniciativa para que obras tão necessárias ao Estado sejam realizadas. Ele também usou como exemplo a BR-364, que necessita ser totalmente refeita.

“A primeira observação que faço é sobre a iniciativa de uma frente parlamentar como essa. Sou daqueles que acreditam que é possível obter bons resultados, o ambiente político mudou, a BR-364 foi destruída nos últimos quatro anos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, então precisamos ter o dinheiro para reconstruir essa via e também para construir a ponte”.

O deputado Afonso Fernandes (PL) pontuou que a ponte é uma forma também de assegurar o direito de ir e vir, previsto na Constituição Federal. Também lembrou que em todos os governos do atual presidente Lula (PT), o Acre recebeu inúmeros investimentos.

“A luta por essa ponte é muito bem-vinda, pois o direito de ir e vir precisa ser exercido. Junto a isso, vem um fator fundamental, que é o encurtamento das distâncias, fato que contribui inclusive com a economia. Precisamos contar com os fatos narrados pelo deputado Edvaldo Magalhães, de fato os governos do presidente Lula foram muito generosos com o nosso Estado”, disse.

A deputada Antonia Sales (MDB) também destacou a importância da iniciativa. “Quero parabenizar a deputada Maria Antônia pela iniciativa. Essa frente é muito necessária.  Contem comigo, com o meu apoio. Sei que o presidente Lula nos ajudará sim, temos também o ministro dos Transportes que tem se mostrado muito sensível às demandas do Acre”, enfatizou.

Ao final da reunião, Maria Antônia também saudou o Movimento Social Pró-Ponte, da região do Juruá, com sede em Rodrigues Alves, que foi constituído há mais de doze anos pela sociedade civil organizada em defesa da construção da ponte sobre o Rio Juruá.

“Não poderia deixar de saudar nesta reunião os integrantes desse movimento que é tão importante e que há tantos anos luta por essa causa. Quero chamá-los também para somar forças com a gente. Juntos somos mais fortes”, frisou.

Compõem a frente parlamentar os deputados Eduardo Ribeiro (PSD), Antonia Sales (MDB), Edvaldo Magalhães (PCdoB), Chico Viga (PDT), Gene Diniz (Republicanos), Michelle Melo (PDT), Arlenilson Cunha (PL), Luiz Gonzaga (PSDB), Wendy Lima, André Vale (Podemos), Pedro Longo (PDT), Pablo Bregense (PSD), Gilberto Lira (União), Clodoaldo Rodrigues (Republicanos), Emerson Jarude (MDB), Tanízio Sá, Afonso Fernandes (PL).

Texto: Mircléia Magalhães e Andressa Oliveira/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale